Tarefa 1:“Considere o filme que visionou*. Refira pelo menos 5 problemas ambientais, à escala global, que conheça.” Tarefa 2:“A partir do século XVIII, ocorreu uma transformação irreversível na sociedade, que mudou as condições de vida das populações e iniciou a exploração intensiva dos recursos fósseis e minerais. A que acontecimento se refere esta afirmação?” *Filme sobre diversas problemáticas ambientais e as suas relações com os recursos naturais e com os vários modelos de desenvolvimento económico. |
Caraterísticas das tarefas |
Análise das aprendizagens dos alunos |
Análise do ensino |
Em relação às duas tarefas anteriores, globalmente elas são tarefas com algum grau de abertura, com informações relevantes; com a apresentação de situações reais muito diversificadas; com obstáculos tipificados e implícitos; com a necessidade de mobilização de raciocínios estabelecidos; com modelização da situação indicada; com algumas orientações de resolução; e sem que os estudantes possam aplicar algoritmos conhecidos. |
As dificuldades manifestadas pelos alunos foram do foro da linguagem utilizada e do objetivo das tarefas, mas não ao nível conceptual. Na tarefa 1, houve, por exemplo, a intenção de referirem apenas exemplos mencionados no filme. Na tarefa 2, as questões que os alunos colocaram revelam que eles compreenderam a dinâmica das inter-relações envolvidas, uma vez que souberam relacionar causas com efeitos. A sua dificuldade prendeu-se com a identificação do fenómeno, com a sua amplitude e complexidade, já que pretenderam encontrar a causa e não um conjunto de acontecimentos inter-relacionados que configuravam o fenómeno que se pretendia identificar. Exemplos (tarefa 2): “Professora, podemos ver outra vez o filme?”; “Eu acho que é o aumento demográfico, mas os meus colegas acham que é o aumento da industrialização”. Esclarecidas estas dúvidas, os alunos executaram as tarefas sem dificuldades: mobilizaram os seus conhecimentos prévios, reestruturaram os conceitos mobilizados e as suas relações, apropriaram novos conceitos, aplicando-os em contexto e reestruturaram os campos conceptuais em jogo. Exemplos: “A transformação tem a ver com o aumento das indústrias, o que causou uma maior qualidade de vida das populações, que passaram a morrer menos”; “É a Revolução Industrial”. |
A linguagem utilizada nas tarefas foi pouco acessível para os alunos e os objetivos das tarefas insuficientemente claros. Na tarefa 1, a professora teve de fazer esclarecimentos quanto ao objetivo da apresentação do filme e do texto. Na tarefa 2, a professora teve de auxiliar os alunos com intervenções como “Será que as vossas opiniões são discordantes?”; ”Ou será que estão relacionadas?” Com a mediação da professora, os alunos acabaram por entender que se tratava de um fenómeno global e de grandes dimensões, que inter-relacionava uma série de outros fenómenos. |
Alterações e/ou ajustes nas tarefas: A professora teve de simplificar a linguagem utilizada nas tarefas e de esclarecer as dificuldades dos alunos quanto aos objetivos das tarefas. |
Tarefa 3: “Atente agora no texto fornecido*. Que problemas ambientais terá originado a caça massiva do elefante africano? E a sua total proibição? Qual a sua opinião quanto a permitir a sua captura para limitar o seu número e fomentar a utilização da sua carne, da sua pele e dos seus dentes?” *Texto sobre os principais modelos de desenvolvimento económico (desenvolvimento sustentável, conservacionismo sem concessões, exploração incontrolada) e as suas relações com os recursos naturais. |
Caraterísticas da tarefa |
Análise das aprendizagens dos alunos |
Análise do ensino |
Tarefa aberta; com informações relevantes; com situações claras; com obstáculos tipificados e implícitos; com a necessidade de mobilização de raciocínios estabelecidos; sem modelização da situação indicada; sem orientação de resolução; sem que os estudantes possam aplicar algoritmos conhecidos. |
Inicialmente, os alunos encararam a tarefa como uma tarefa fechada. Exemplo: “Nunca tinha ouvido falar nesta situação.” Após a clarificação do objetivo da tarefa pela professora, os alunos conseguiram mobilizar os seus conhecimentos e estabelecer inter-relações entre conceitos, aplicando-as a situações novas. |
No início da tarefa, a professora teve de clarificar o objetivo da tarefa: o de se pretender uma previsão de efeitos nos ecossistemas das várias ações humanas, e não o de obter a resposta certa (o que colocou a responsabilidade das aprendizagens nos alunos).. |
Alterações e/ou ajustes na tarefa:A professora entendeu que os alunos estavam em condições de prosseguirem para a tarefa seguinte. |
Tarefa 4:
“Muitos dos problemas ambientais têm origem antropogénica (i.e., na atividade humana), particularmente devido a usos que a sociedade faz da
ciência e da tecnologia. Indique 3 casos concretos de avanços científicos e/ou tecnológicos que estejam na origem de problemas ambientais e descreva, sucintamente,
estas relações em cada exemplo.”
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Caraterísticas da tarefa |
Análise das aprendizagens dos alunos |
Análise do ensino |
Tarefa aberta; informação fornecida vaga; sem referência a situações reais, à exceção da implícita na referência a avanços científicos ou tecnológicos; com obstáculos tipificados e implícitos; com a necessidade de mobilização de raciocínios estabelecidos; sem modelizações das situações eventualmente implícitas; sem orientações de resolução; sem algoritmos conhecidos aplicáveis. |
Os alunos tiveram a dificuldade inicial de recorrerem às situações do seu conhecimento para facilitar a mobilização dos conhecimentos. Uma vez ultrapassada, os alunos foram autónomos ao escolherem situações reais, ao identificarem as inter-relações CTS-A existentes, de uma forma mais complexa e rica, e ao confrontarem entre pares os seus argumentos. Exemplos: Questões como “Que problemas ambientais é que nos traz o uso de fornos microondas?”, levavam a respostas como “Nenhuns, ou quase, pois utilizam pequenas quantidades de energia e essa energia é elétrica” a que se seguiam comentários como “E o que acontece aos fornos em final de vida? Se não forem reciclados constituem um problema ambiental!” Os alunos conseguiram atingir conhecimentos e desenvolver competências de qualidade elevada: mobilizaram os seus conhecimentos prévios, permitindo a apropriação de novos conceitos, muitos deles estruturantes, reestruturaram os conceitos adquiridos e aplicaram-nos em contexto/situações novas. |
A professora teve que resolver a dificuldade inicial, após o que o ensino baseou-se na indicação da tarefa a executar. Esta, apesar de aberta, estava ancorada nas aprendizagens anteriores |
Alterações e/ou ajustes na tarefa:A professora entendeu que os alunos estavam em condições de prosseguirem para a tarefa seguinte. |
Tarefa 5:
“Qual o papel (ou papéis) que lhe parece que a química, como ciência, desempenha na problemática ambiental?”
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Caraterísticas da tarefa |
Análise das aprendizagens dos alunos |
Análise do ensino |
Tarefa aberta, mas com ancoragem nas aprendizagens ocorridas nas tarefas anteriores: com os tipos e a quantidade de informação relevantes para a sua execução; variadas situações e contextos referidos; alguma modelização das situações; com obstáculos tipificados e implícitos; com a necessidade de mobilização de raciocínios estabelecidos, que funcionaram globalmente como uma orientação de resolução da tarefa. |
Os alunos identificaram, sem dificuldades, as duas funções da química, como parte do problema e como parte da solução. Exemplos: “A química é responsável por muitos problemas ambientais, tais como a poluição dos solos com materiais plásticos, que demoram muito tempo a degradar-se”; “A química pode conceber formas limpas de energia”. Os alunos atingiram conhecimentos e desenvolveram competências de elevado nível de qualidade: mobilizaram os seus conhecimentos prévios, permitindo a apropriação de novos conceitos, muitos deles estruturantes, reestruturaram os conceitos adquiridos e aplicaram-nos em contexto/ situações novas. |
O ensino baseou-se na indicação da tarefa a executar pois esta, apesar de aberta, estava ancorada nas aprendizagens anteriores. |