Categorias de Simon, Erduran e Osborne13
|
Declarações/afirmações/solicitações dos professores para desencadeamento dos processos argumentativos |
Falar e ouvir (1)
|
Incentiva a discussão entre os alunos (1a) |
Incentiva os alunos a escutarem as opiniões dos colegas (1b) |
Conhecer o significado do argumento (2)
|
Define argumento (2a) |
Apresenta exemplos de argumentos (2b) |
Faz questionamentos sobre a dinâmica envolvida no processo de argumentação (2c) |
Posicionar-se na construção dos argumentos (3)
|
Encoraja a apresentação das ideias dos alunos (3a) |
Incentiva os alunos a se posicionarem na apresentação das suas ideias (3b) |
Valoriza diferentes pontos de vista dos alunos (usualmente na aplicação de estratégias de ensino mais elaboradas) (3c) |
Justificar com evidências (4)
|
Avalia ou confere se as justificativas são subsidiadas por evidências (4a) |
Fornece evidências que subsidiem as ideias dos alunos (4b) |
Solicita justificativas para as conclusões dos alunos (4c) |
Enfatiza a importância de apresentação de justificativas (4d) |
Estimula a apresentação de novas justificativas em adição às apresentadas inicialmente (4e) |
Construir argumentos (5)
|
Elabora estratégias de ensino-aprendizagem (ex: debates, resolução de problemas sociocientíficos etc) que permitam a solicitação aos alunos da construção de argumentos na forma escrita e oral (5a) |
Avaliar argumentos (6)
|
Incentiva a avaliação dos argumentos pelos alunos (6a) |
Incentiva a reflexão sobre o que é necessário para a construção de um bom argumento, considerando as evidências que o sustentam (6b) |
Contra-argumentar/Debater (7)
|
Incentiva a contra-argumentação frente a argumentos apresentados pelos colegas (7a) |
Incentiva a contra-argumentação durante a realização de debates e interpretações de papel (role-play) (7b) |
Refletir sobre o
processo de
argumentação (8)
|
Estimula a reflexão sobre os processos adotados pelos alunos para a construção do argumento (8a) |
Questiona os alunos sobre as mudanças nas suas opiniões, decorrentes dos processos adotados para a construção do argumento (8b) |