Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade óssea de doença osteometabólica experimental em jacarés do pantanal (Caiman yacare) por Microtomografia Computadorizada (μCT)

RESUMO:

Microtomografia computadorizada é o exame padrão-ouro para a avaliação da estrutura tridimensional do osso. Este estudo experimental foi desenvolvido para avaliar a estrutura e a qualidade óssea de jacarés-do-pantanal (Caiman yacare) com doença óssea metabólica utilizando a microtomografia computadorizada (μCT) de Alta Resolução. Os animais foram distribuídos em quatro grupos, G1 - dieta hiperfosfatêmica com privação de luz solar (n=4), G2 - dieta hiperfosfatêmica com exposição à luz solar (n=4), G3 - dieta balanceada com privação de luz solar (n=4) e G4 - dieta balanceada com exposição à luz solar (n=4). Avaliaram-se os parâmetros para o osso trabecular (Número de Trabéculas, Espessura Trabecular, Separação Trabecular, Fator do Padrão Ósseo, Dimensão Fractal, Número de Euler, Índice do Modelo Estrutural, Grau de Anisotropia, Autovalores 1, 2 e 3 e Centroides X, Y e Z) e osso cortical (Número de Poros Fechados, Volume dos Poros Fechados, Superfície de Poros Fechados, Porosidade Fechada, Volume de Poros Abertos, Porosidade Aberta e Porosidade Total). Os resultados gerais evidenciaram que a estrutura e a qualidade óssea dos grupos G3 e G4 foram superiores aos dos grupos G1 e G2, sendo que o fator dieta influenciou mais do que o fator exposição solar. A Microtomografia Computadorizada permitiu avaliar a qualidade dos ossos cortical e trabecular da tíbia de jacarés do pantanal com doença osteometabólica. Os fatores dieta e exposição solar influenciaram individualmente no resultado dos parâmetros do μCT entre os grupos, demonstrando a complexidade funcional e estrutural. Assim, esses parâmetros podem contribuir na interpretação do comportamento mecânico dos ossos e correlacioná-los com o risco de lesões e fraturas associadas às doenças osteometabólicas.

TERMOS DE INDEXAÇÃO:
μCT; jacarés do pantanal; Caiman yacare; doenças osteometabólicas; micro arquitetura óssea; qualidade óssea; clínica

Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA Pesquisa Veterinária Brasileira, Caixa Postal 74.591, 23890-000 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel./Fax: (55 21) 2682-1081 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: pvb@pvb.com.br