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O fenômeno da imagem em psicologia social: algumas configurações 1 1 Quando comecei a colecionar as imagens da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, estava em diálogo com Paulo César Xavier Pereira (FAU/USP), em seguida com João Frayze-Pereira (IP/USP), aos quais devo muito sobre os direcionamentos desta discussão. A primeira redação deste texto foi lida e comentada por Leny Sato (IP/USP), Sylvia Leser de Mello (IP/USP), Marcos Ferreira Santos (FE/USP) e Bader Burihan Sawaia (PUC/SP). Especialmente, agradeço à leitura crítica de Annateresa Farbis (ECA/USP). Esta pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Le phénomène de l’image en psychologie sociale : quelques configurations

El fenómeno de la imagen en la psicología social: algunas configuraciones

Resumo

Neste artigo, o método iconológico foi revisado em uma abordagem fenomenológica. O eixo dessa compreensão foi estabelecido por uma série de imagens da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil). Esse eixo torna possível observar a questão dos significados em relação ao tempo histórico e ao espaço social. Ao final, propõe-se o domínio da imagem em psicologia social como o estudo dos processos sociais nos quais a imagem não é apenas uma coisa físico-química, mas a mediação entre o objeto icônico, o corpo e a imagem mental dos observadores, em um contexto social e histórico. O resultado dessa reflexão indica duas sínteses preliminares em torno do conceito de mimesis e a participação do corpo, ambos articulados pela experiência estética.

Palavras-chave:
psicologia social da imagem; psicologia e estética; percepção; iconologia; fenomenologia

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