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Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico

Conceptions d’apprentissage chez les élèves portugais du primaire

Concepciones de aprendizaje de estudiantes portugueses del primer ciclo de la Enseñanza Básica

Resumo

Pretendeu-se conhecer as concepções de aprendizagem de estudantes portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico, verificando a possível replicação e inovação em relação às concepções identificadas pela perspectiva fenomenográfica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas centradas em três dimensões da concepção de aprendizagem: referencial (o que é a aprendizagem), processual (como se aprende) e contextual (onde se aprende). Uma análise de conteúdo de tipo intermédio das respostas demonstrou uma correspondência entre as concepções encontradas e as concepções básicas reveladas pela fenomenografia (por exemplo, aprendizagem como acumulação de informação, como compreensão ou como obtenção de classificações) e também permitiu desvendar novas concepções de aprendizagem, representando-a como realização de atividades específicas, devolução da informação por explicação, ou realizável através do esforço pessoal e autônomo.

Palavras-chave:
aprendizagem; concepções de aprendizagem; 1º ciclo do ensino básico

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