Acessibilidade / Reportar erro

O dispositivo da idade, a produção da velhice e regimes de subjetivação: rastreamentos genealógicos1 1 Fonte de financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nìvel Superior - CAPES-Prof.

Le dispositif de l'âge, la production de la vieillesse et régimes de subjectivation: traçages généalogiques

El dispositivo de la edad, la producción de la vejez y regímenes de subjetivación: rastreos genealógicos

Resumo

Este artigo problematiza a produção histórica da velhice a partir do dispositivo da idade. Traça-se um rastreio genealógico que visa apontar algumas linhas que foram configurando enunciados sobre a velhice a partir de diversas correlações de forças, especialmente em contextos biopolíticos. Destaca-se como os discursos de verdade que enunciam a velhice produzem regimes de subjetivação e constituem sujeitos a partir de referenciais normalizadores e massificadores. A partir da desconstrução dos discursos relativos à velhice, aponta-se para a possibilidade de considerar as experiências das velhices para além das formas de tutela e de gestões calculistas da vida.

Palavras-chave:
velhice; dispositivo; subjetividade; discurso; psicologia social

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br