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Processos de transição com ingresso de bebês na educação infantil: revisão bibliográfica

Transition processes when infants enroll in ECEC: literature review

Processus de transition sur l’accueil des bébés dans les institutions d’éducation de la petite enfance: revue de littérature

Procesos de transición del ingreso de bebés en la Educación Infantil: una revisión bibliográfica

Resumo

Como consequência do complexo, multifacetado e contraditório processo de aquisição de direitos das mulheres trabalhadoras e das crianças, tem havido grande aumento de frequência de bebês em instituições de educação infantil. Interrogou-se, assim, como a literatura discute a transição de cuidados/educação mais centrados em contextos domiciliares para os compartilhados com a instituição. Esta revisão bibliográfica sistemática utilizou termos transição, adaptação, bebês e creche em cinco línguas e em seis bases de dados. Os resultados indicam crescimento da temática nas duas últimas décadas, com maior produção no Brasil e nos Estados Unidos. Atentando-se à complexidade do processo, autores focalizam processos e ações antes e após o ingresso nas instituições, além de mudanças de longo tempo. Discutem-se questões teóricas, relação família-instituição, papel do professor e estratégias de acolhimento.

Palavras-chave:
bebês; instituições de educação infantil; transição; transição entre salas; microtransições

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