Acessibilidade / Reportar erro

Aniela Meyer Ginsberg e os estudos de raça/etnia e intercultura no Brasil1 1 Este ensaio é derivado de pesquisa de Iniciação Científica, orientada pelo Prof. Dr. Alessandro Oliveira dos Santos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Aniela Meyer Ginsberg and the studies of race/ethnicity and interculture in Brazil

Aniela Meyer Ginsberg et les études de race/ethnie et interculture au Brésil

Aniela Meyer Ginsberg y los estudios de raza/etnia y intercultura en Brasil

Este ensaio delineia as contribuições de Aniela Meyer Ginsberg (1902-1986) para o estudo das relações étnico-raciais e interculturais no Brasil. Sua produção sobre estes temas – entre artigos, capítulos de livros e resumos de congressos – foi nosso objeto central de interesse. Influenciada pela agenda antirracista do pós-guerra, os processos inter e intraculturais, as relações étnico-raciais e as migrações estavam no centro de suas investigações. Aniela é uma personagem importante da história do pensamento psicológico brasileiro, seus estudos sobre raça/ etnia no Brasil configuram-se como estudos intraculturais da sociedade nacional e de suas amplas diversidades. A autora procurou desconstruir a visão determinista biológica das raças/etnias e mostrar que é na interação dos indivíduos com a sociedade que as diferenças podem transformar-se em desigualdades.

Aniela Meyer Ginsberg; raça e etnia; intercultura; Psicologia Social; História da Psicologia – Brasil


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br