Acessibilidade / Reportar erro

A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI1 1 Este artigo foi produzido no interior da pesquisa “Metodologia IRDI: uma intervenção junto a educadores de creche a partir da Psicanálise” financiada pela FAPESP – Processo 2012/50156-4.

Construction of the educator-baby bond from the IRDI Methodology

La construction du lien enseignant-enfant à partir le méthode IRDI

La construcción del enlace educador-bebé a partir de la Metodología IRDI

O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace.

indicadores clínicos; desenvolvimento de zero a dezoito meses; educação infantil; constituição psíquica


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br