Acessibilidade / Reportar erro

O suicídio e sua essência transgressora1 1 O ensaio apresentado teve origem na pesquisa de mestrado “O suicídio como espetáculo na metrópole de São Paulo: cenas, cenários e espectadores”, realizada na Faculdade de Saúde Pública/USP e teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Posteriormente, esta pesquisa foi publicada em formato de livro em 2012. Agradecimentos à Flávia Regina Marquetti pela assessoria e revisão de texto.

Suicide and its transgressive essence

Suicide et son essence transgressive

El suicidio y su esencia transgressora

Este ensaio pretende discutir como o suicídio pode ser concebido por meio de suas características de transgressão do domínio da vida privada e do padrão ocidental de morte. Para demonstrar essa hipótese, nós discutiremos alguns eventos suicidas: fragmentos de cenas de suicídios privados, um suicídio público e um suicídio ocorrido no limite do espaço público-privado. Nossas análises apontam para o suicídio como transgressão em sua essência, no qual abordaremos as reações, de sujeitos e instituições, derivadas desse ato processual de violação de tabus que é o suicídio.

suicídio; comunicação; morte; tabu; cultura


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br