Acessibilidade / Reportar erro

A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas 1 1 Apoio financeiro dos autores Beatriz Alves Viana e Luis Achilles Furtado: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

La dimension musicale de lalangue et ses effets sur la pratique avec des enfants autistes

La dimensión musical de lalangue y sus efectos en la práctica con niños autistas

Resumo

Este artigo resulta da experiência com autistas em uma extensão universitária articulada à rede de saúde mental e a um serviço de psicologia. Investiga-se a relação de lalíngua com a música e estabelece suas contribuições à clínica do autismo. Para tanto, foi feita a leitura de textos nos campos da psicanálise e da música. Como material explorado, utilizaram-se relatos de experiência de profissionais e trabalho no grupo de extensão. A relação de lalíngua com a música é apresentada a partir da consideração dos jogos rítmicos de presença e ausência do som no decorrer do tempo que trazem elementos marcantes à própria constituição do sujeito, situando-nos diante de uma diacronia, também presente em lalíngua. Com isso, pode-se pensar como o estudo desse conceito nos auxilia na compreensão da relação primordial do sujeito com Outro, especialmente no autismo.

Palavras-chave:
lalíngua; música; autismo; psicanálise

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br