Acessibilidade / Reportar erro

A experiência e o tempo na passagem da adolescência contemporânea1 1 Este artigo é o resultado da pesquisa “Psicopatologia e clínica da adolescência contemporânea: a experiência, o tempo e os impasses da inscrição adolescente na atualidade”, financiado pelo CNPq/471705/2011-0.

L’expérience et le temps dans l’adolescence contemporaine

La experiencia y el tiempo en el pasaje de la adolescencia contemporánea

Resumo

Este artigo, na forma de ensaio, resulta de uma pesquisa teórica que discutiu as categorias da experiência e do tempo para a constituição psíquica do adolescente. Articulando a psicanálise do adolescente com o tema do tempo e o conceito de experiência em Walter Benjamin, problematizamos a passagem adolescente em meio às configurações do tempo no laço social. O artigo sugere que não nos precipitemos na ciranda de diagnósticos, pois a sintomatologia da adolescência atual pode ser tomada como um modo de expressão do sofrimento juvenil quando do encontro com as condições da cultura. Tais condições podem produzir uma dilatação do tempo de compreender, adiando o encontro com o momento de concluir. Assim, a fim de que se construam condições para o sujeito se precipitar em uma interpretação de si, além do instante, do tempo e do momento, surgiria uma espécie de intervalo como efeito de dilatação do tempo de compreender.

Palavras-chave:
adolescência; experiência; psicanálise; tempo

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br