Iskender 2009Iskender, M. (2009). The relationship between self-compassion, self-efficacy, and control belief about learning in turkish university students. Social Behavior and Personality, 37(5), 711-720. https://doi.org/10.2224/sbp.2009.37.5.711 https://doi.org/10.2224/sbp.2009.37.5.71...
Turquia |
n = 268 estudantes (124 homens e 144 mulheres). Idade: M = 18,17 (DP = 1,22). Curso: Licenciatura e bacharelado em geral. Ano cursado: Não informado. Local. Universidade Pública em Sakarya na Turquia. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter correlacional. Instrumentos: QS, SCS e MSLQ. Análises estatísticas: Análise inferencial; χ²; e Coeficiente de correlação de Pearson (p < 0.001). |
Cabral et al. 2017Cabral, J. M., Róias, C., Pereira, C., Benevides, J., Teixeira, M., & Carvalho, C. B. (2017). O Grilo Interior no Ensino Superior: Análise do autocriticismo e da autocompaixão em estudantes universitários. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1(14), 168-173. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2619 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14...
Portugal |
n = 662 estudantes (34,6% homens e 65,4% mulheres). Idade: M = 21,86 anos (DP = 4,86). Curso: Licenciatura em geral. Ano cursado: 1º ao 3º. Local. Universidade Pública em Açores em Portugal. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter correlacional. Instrumentos: QS, FSCRS e QVA-r. Análises estatísticas: Análise univariada (frequências, medidas de tendência central e dispersão); a análises bivariadas (coeficiente de correlação de Pearson, χ² e V de Cramer); e a comparações de grupo [teste t de Student e tabelas de contigência] (p < 0.001). |
Dundas et al. 2017Dundas, I., Binder, P. E., Hansen, T. G. B., & Stige, S. H. (2017). Does a short self-compassion intervention for students increase healthy self-regulation? A randomized control trial Scandinavian Journal of Psychology, 58(5), 443-450. https://doi.org/10.1111/sjop.12385 https://doi.org/10.1111/sjop.12385...
Noruega |
n = 158 estudantes (85% mulheres) [grupo 1 = grupo de intervenção e grupo 2 = grupo lista de espera]. Idade: M = 25,0 anos (DP = 4,9). Curso: Licenciatura e bacharelado em geral. Ano cursado: Não informado. Local. Universidades Públicas e Privadas da Noruega. |
Delineamento: Pesquisa experimental (Ensaio Clínico Randomizado). Intervenção: MBCT em sessões de 90 minutos, em um período de 3 semanas. Instrumentos: PGIS, SCS e MDI. Análises estatísticas: Análise inferencial; correlação bivariada; e ANOVA (p < 0.001). |
Greeson et al. 2014Greeson, J. M., Juberg, M. K., Maytan, M., James, K., & Rogers, H. (2014). A randomized controlled trial of Koru: A mindfulness program for college students and other emerging adults. Journal of American College Health, 62(4), 222-233. https://doi.org/10.1080/07448481.2014.887571 https://doi.org/10.1080/07448481.2014.88...
Estados Unidos |
n = 90 estudantes (50 de graduação, 40 de pós-graduação) Idade: M = 25,4 (DP = 5,7). Curso: Licenciatura, bacharelado e mestrado em geral. Ano cursado: graduação (1º ao 5º); pós-graduação (2º). Local: Serviço de Aconselhamento Psicológico de uma Universidade dos Estados Unidos Privada. |
Delineamento: Pesquisa experimental (Ensaio Clínico Randomizado). Intervenção: MBSR (As aulas incluem de 12 a 14 alunos por sala ministradas por 1 ou 2 professores) em sessões de 75 minutos, em um período de 4 semanas. Instrumentos: QS, PSS, CAMS-R, SCS e GQ-6. Análises estatísticas: Análise inferencial; χ²; e ANOVA (p < 0.001). |
Danilewitz et al. 2016Danilewitz, M., Bradwejn, J., & Koszycki, D. (2016). A pilot feasibility study of a peer-led mindfulness program for medical students. Canadian Medical Education Journal, 7(1), e31-e37. https://doi.org/10.36834/cmej.36643 https://doi.org/10.36834/cmej.36643...
Canadá |
n = 30 estudantes (N = 22; 73,3% mulheres). Idade: Não informada. Curso: Medicina. Ano cursado: Não informado. Local: Universidade Pública de Ottawa no Canadá. |
Delineamento: Pesquisa quase-experimental. Intervenção: TMC em sessões de 1-1,5 horas, em um período de 8 semanas. Instrumentos: DASS-21, FFMQ e SCS. Análises estatísticas: Análise descritiva; teste t de Student; e ANCOVA (p < 0.05). |
Autoria/Ano/País
|
População e suas características
|
Delineamento/Instrumentos e(ou) Intervenção/Análises estatísticas
|
Satici et al. 2015Satici, S. A., Uysal, R., & Akin, A. (2015). Early life experiences and self-compassion: a structural equation modelling. Studies in Psychology, 36(2), 343-365. https://doi.org/10.1080/02109395.2015.1026123 https://doi.org/10.1080/02109395.2015.10...
Turquia |
n = 268 estudantes (124 homens e 144 mulheres). Idade: M = 18,17 (DP = 1,22). Curso: Licenciatura e bacharelado em geral. Ano cursado: Não informado. Local. Universidade Pública em Sakarya na Turquia. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter correlacional. Instrumentos: QS, ELES e SCS. Análises estatísticas: Análise multivariada, coeficiente de correlação de Pearson, modelagem por equações estruturais e distância de Mahalanobis (p < 0.01). |
Alquwez et al. 2021Alquwez, N., Cruz, J. P., Thobaity, A. Al, Almazan, J., Alabdulaziz, H., Alshammari, F., Albloushi, M., Tumala, R., & Albougami, A. (2021). Self-compassion influences the caring behaviour and compassion competence among saudi nursing students: A multi-university study. Nursing Open, 1(1), 1-11. https://doi.org/10.1002/nop2.848 https://doi.org/10.1002/nop2.848...
Arábia Saudita |
n = 961 estudantes (461 homens e 500 mulheres). Idade: M = 22,27 (DP = 3,19). Curso: Enfermagem. Ano cursado: 1º ao 4º. Local. Universidades Públicas e Privadas da Arábia Saudita. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter descritivo. Instrumentos: QS, SCS, CBI, CCS e CBI-16-A. Análises estatísticas: Análise descritiva, teste t de Student, ANOVA One-Way, teste de Tukey e coeficiente de correlação de Pearson (p < 0.001). |
El-Masri e El-Monshed 2021El-Masri, Y. M., & El-Monshed, A. H. (2021). The Relationship between Self-Compassion, Self-Esteem and Suicidal Ideation among a Cohort of University Students. Evidence-Based Nursing Research, 3(1), 40-51. https://doi.org/10.47104/ebnrojs3.v3i1.187 https://doi.org/10.47104/ebnrojs3.v3i1.1...
Egito |
n = 249 estudantes (62,65% homens). Idade: M = 21.79 (DP = 5,3). Curso: Odontologia. Ano cursado: Não informado. Local. Universidade particular no Egito. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter correlacional. Instrumentos: QS, SBQ-R, SCS-SF e RSES. Análises estatísticas: Análise descritiva (frequências, média e DP) e coeficiente de correlação de Pearson (p < 0.05). |
Bellosta-Batalla et al. 2017Bellosta-Batalla, M., Alfonso-Benlliure, V., & Pérez-Blasco, J. (2017). Estudio piloto de la influencia de una intervención basada en mindfulness y autocompasión sobre la creatividad verbal y figurativa en estudiantes universitarios. Mindfulness & Compassion, 2(2), 55-63. https://doi.org/10.1016/j.mincom.2017.06.002 https://doi.org/10.1016/j.mincom.2017.06...
Espanha |
n = 23 estudantes (grupo experimental = 14 e grupo controle = 9). Idade: M = 21,22 (DP = 6,38). Curso: Licenciatura e bacharelado em geral. Ano cursado: 1º. Local: Universidade Pública em Valência na Espanha. |
Delineamento: Pesquisa quase-experimental. Intervenção: LKMem sessões de 2 horas, em um período de 4 semanas. Instrumentos: QS, FFMQ, SCS e TTCT. Análises estatísticas: χ²; correção de Bonferroni e ANOVA (p < 0.001). |