Resumo
Um estudo anterior apresentou o Inventário de Competências Emocionais, construído com base na teoria da inteligência emocional, que ficou muito longo e com número desproporcional de itens em cada fator. Assim, a proposta desse estudo foi buscar evidências de validade com base na estrutura interna e proceder uma análise de itens com base na Teoria de Resposta ao Item da versão reduzida do instrumento. O estudo contou com 626 participantes brasileiros, com média de 24,8 anos de idade (DP = 8,2), predominantemente do sexo feminino (68,5%), que responderam os 34 itens do instrumento. Uma análise fatorial confirmatória mostrou bons índices de ajustamento, confirmando a estrutura original do instrumento. A análise com TRI também resultou em bons índices de ajustamento e permitiu identificar os aspectos envolvidos no aumento da dificuldade dos itens em cada escala. Concluiu-se que o instrumento apresenta boas propriedades psicométricas e pode ser recomendado para uso em pesquisas.
Palavras-chave:
inteligência emocional; emoções; regulação emocional