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Mulheres Tatuadas e Não Tatuadas: Motivações, Práticas Sociais e Comportamento de Risco

Resumo

O objetivo foi identificar as motivações, práticas sociais e comportamento de risco de mulheres tatuadas e não tatuadas. Participaram 316, divididas igualmente entre as categorias. As estratégias de acesso aos participantes foram variadas: técnica de snowball, redes sociais, contato pessoal e idas a estúdios de tatuagem. A coleta de dados ocorreu por meio de um survey on-line, composto por: questões sociodemográficas, práticas sociais, motivações e comportamento de risco. Os principais resultados indicam que a maioria das mulheres apresenta satisfação com sua aparência após realizarem tatuagem e não as removeriam. Houve associação entre ter tatuagem e comportamento sexual de risco, prática sexual com desconhecidos, álcool e outras drogas e psicopatologia. A amostra apresentou mais semelhanças do que diferenças, sugerindo que a popularização e aceitação social da tatuagem têm refletido na diminuição das diferenças entre tatuados e não tatuados. Tais resultados podem permitir a construção de informativos que contribuam na desmistificação de estereótipos negativos frente à tatuagem.

Palavras-chave:
corpo; psicologia social; marcas corporais

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