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Evidências de Validade para uma Escala de Habilidades de Ensino em Saúde

Resumo

Há poucos estudos encontrados na literatura que analisem o contexto do professor universitário, especificamente na área de saúde. Esse artigo teve como propósito descrever a construção de uma escala de avaliação da importância das habilidades de ensino em saúde e reunir evidências de validade utilizando análises fatoriais (exploratória e confirmatória) com base na estrutura interna. A amostra foi composta por estudantes universitários dos cursos de enfermagem e medicina (n = 315). Os resultados indicaram a presença de quatro fatores que permaneceram no modelo após a realização da análise fatorial confirmatória. São eles: uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino (treze itens; α = 0,87); ensino em cenários práticos de saúde (dez itens; α = 0,81); relacionamento interpessoal (seis itens; α = 0,89); didática (cinco itens; α = 0,63). Concluiu-se que o instrumento possui evidências iniciais de validade e pode ser aplicável em pesquisas de diagnóstico de necessidades de aprendizagem de professores universitários.

Palavras-chave:
universidade; estudantes; enfermagem; medicina; análise fatorial

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