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Narrativas de bullying e emersão de expressões autocompassivas em adolescentes

Resumo

Esse estudo objetivou investigar as narrativas de bullying e a expressão da autocompaixão, em depoimentos escritos por adolescentes, como possível estratégia de enfrentamento. Participaram 162 adolescentes de uma escola estadual do norte do Brasil. Os dados coletados por escrito foram categorizados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. As instruções fornecidas para elaboração dos depoimentos fundamentaram a estruturação de quatro categorias: 1) vivências de bullying; 2) motivos para o bullying; 3) consequências do bullying; 4) estratégias de enfrentamento e expressões autocompassivas. Os resultados sugerem que 63,7% dos adolescentes presenciaram comportamentos de bullying. Características físicas foram percebidas como motivo para realização de bullying. Sentimentos negativos e sintomas psicossomáticos foram as principais consequências relatadas. Os adolescentes reportaram formas de autocompaixão como recurso de enfrentamento antes de receberem psicoeducação sobre o conceito. As implicações desses achados e a utilização de intervenções psicoeducativas sobre bullying e autocompaixão são discutidas.

Palabras clave:
enfrentamento; escola; adolescentes; bullying; compaixão

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