Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDOS CULTURAIS, PESQUISA QUALITATIVA E MÍDIAS: CRITÉRIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE DADOS AUDIOVISUAIS

ESTUDIOS CULTURALES, INVESTIGACIÓN CUALITATIVA Y MEDIOS: CRITERIOS METODOLÓGICOS PARA ANÁLISIS DE DOCUMENTACIÓN AUDIOVISUAL

CULTURAL STUDIES, QUALITATIVE RESEARCH AND MEDIA: METHODOLOGICAL CRITERIA FOR AUDIOVISUAL DATA ANALYSIS

Resumo

As mídias modelam a subjetividade. Dada a dificuldade em coligir e analisar dados audiovisuais, o presente estudo tem por objetivo propor critérios metodológicos para realização de pesquisas qualitativas que analisam mídias. A partir dos estudos culturais, são propostos critérios metodológicos para coleta, composição e análise do corpus. Primeiramente, deve-se definir o objeto e as mídias cujos elementos audiovisuais serão transladados. A análise deverá sondar enunciados presentes no corpus à luz de matrizes históricas, sociais e culturais. Os procedimentos sugeridos devem ser adaptados ao objetivo e à natureza de cada estudo a fim de estabelecer seu rigor e enquadre metodológico.

Palavras-chave:
Subjetividade; Indústria cultural; Meios de comunicação de massa; Pesquisa qualitativa.

Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com