Acessibilidade / Reportar erro

Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal

Using the Item Response Theory (IRT) in the construction of an item bank for the evaluation of verbal reasoning

Esta pesquisa objetivou a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal, utilizando a Teoria de Respostas ao Item (TRI). Com as respostas de 730 alunos do 2º grau, cuja idade média foi de 17,7 anos (DP = 3,12) fornecidas a um grupo de 51 itens em formato de analogias verbais, estimou-se a dificuldade e a discriminação através do modelo longístico de dois parâmetros. Também foram determinadas as curvas características dos itens (CCIs).

Raciocínio Verbal; Avaliação Psicológica; Teoria da Resposta ao Item (TRI); Banco de Itens


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com