Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de testes de leitura sobre a generalização em crianças em processo de alfabetização

The purposes of reading tests over generalization in teaching of reading to children

O presente estudo, de aquisição de leitura e escrita e fundamentado nos estudos de equivalência de estímulos, foi realizado com 7 crianças entre 7 e 16 anos, em processo de alfabetização, visando a investigação dos efeitos de testes de leitura, apresentados durante as etapas de um procedimento de escolha de acordo com o modelo. Dois conjuntos de testes de leitura foram apresentados durante as etapas dos pré e pós-testes e da aprendizagem. Todos os participantes aprenderam as palavras ensinadas, porém, apenas 4 deles generalizaram. Os testes de leitura não produziram generalização diferencial entre os grupos. Tendo por referência uma análise funcional e estrutural das palavras utilizadas, os acertos são discutidos com base nos efeitos da recombinação silábica e da contigüidade temporal entre tentativas reforçadas e não reforçadas; os erros são atribuídos à natureza abstrata das palavras de generalização, propondo-se, para os testes, o uso de palavras do cotidiano dos participantes.

Equivalência de estímulos; escolha de acordo com o modelo; fracasso escolar; testes de leitura


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com