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Fluência verbal fonêmica e semntica: dados normativos de idosos Brasileiros

Este estudo buscou investigar a influência de características sociodemográficas no desempenho de idosos em duas tarefas de fluência verbal, além de fornecer dados normativos de referência nessas tarefas, conforme níveis de educação, para a população brasileira de idosos saudáveis​​. A amostra inicial incluiu 521 idosos com idade a partir 60 anos, participantes do Programa Estratégia Saúde na Família. Foram excluídos os participantes que tinham pontuações sugestivas de declínio cognitivo no Mini Exame do Estado Mental, de sintomas depressivos na Escala de Depressão Geriátrica e com autorrelato de doenças neurológicas ou de distúrbios psiquiátricos. A amostra final foi composta por 218 participantes que responderam à tarefa de fluência verbal fonêmica (letras F, A e S) e 265 que responderam à tarefa semântica (animais). O desempenho em ambas as tarefas foi associado à idade e aos anos de ensino formal, mas não ao sexo. Ainda, a variável escolaridade mostrou ter um impacto maior no desempenho de fluência verbal do que a idade em ambas as modalidades de evocação. Os resultados desse estudo sugerem a importância de oferecer dados normativos de idosos brasileiros, adequados à idade e à escolaridade, em tarefas de fluência verbal.

Fluência verbal; dados normativos; idosos


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