Acessibilidade / Reportar erro

Editorial iniciação

Editorial iniciação

Dedicado aos alunos que vêm realizando trabalhos de pesquisa ao longo dos seus cursos de graduação, este número especial surgiu como uma iniciativa do Grupo PET Psicologia da UFRGS. O PET, Programa Especial de Treinamento, financiado pela CAPES, tem por objetivo desenvolver profissionais de alto nível para todos os segmentos do mercado de trabalho, com destaque especial para a carreira universitária. Isso se dá a partir da orientação, acompanhamento e estimulação do desenvolvimento do aluno em um processo de aperfeiçoamento contínuo. O PET propõe, então, o aperfeiçoamento global dos bolsistas através do envolvimento e participação em atividades que possibilitem a troca de idéias e experiências entre alunos e professores.

Cada grupo, composto por 12 bolsistas e um professor-tutor, estrutura suas atividades de acordo com um tema norteador, definido pelos integrantes e tendo em vista seus interesses, assim como sua relevância científica. No PET Psicologia/UFRGS, a pesquisa e o estudo de metodologias ocupam lugar central, sendo valorizada a participação do aluno desde a construção do projeto até a apresentação dos resultados para a comunidade científica. Essa pode se dar através de apresentações em congressos e publicações de artigos, sendo que a segunda forma possibilita uma maior divulgação do trabalho, abrangendo também a comunidade em geral.

A organização de uma revista científica revelou-se, então, como uma possibilidade prática de entrarmos em contato com o objetivo final de um projeto de pesquisa: a publicação de um artigo e todas as etapas que envolvem esse processo. Um curso sobre editoração de revista científica ministrado pelo Prof. Sérgio Luna deu início a essa atividade. O grupo aprendeu muito nessa oportunidade e agradece pela forma didática e disponível com que Sérgio indicou os principais passos dessa tarefa.

A divulgação desse número ocorreu com muita festa durante o I Encontro Nacional de PETs de Psicologia, organizado pelos grupos PET-Psicologia UFRGS e PUCRS. A partir disso, a divulgação ampliou-se para todo o Brasil, contando com o auxílio dos grupos PET de outros estados (Brasília, São Paulo, Espírito Santo e Ceará), e através da distribuição de folder informativo nos congressos da área. Para o recebimento dos artigos, foi estipulado um prazo de quatro meses, de forma que houvesse tempo para que todos os interessados pudessem concluir seus artigos e submetê-los.

No decorrer da atividade, foram surgindo várias dificuldades não previstas quando o grupo aceitou o desafio desta publicação. Tendo o trabalho coletivo como referencial, era requisito essencial que todos bolsistas pudessem participar das diversas etapas: recebimento dos artigos, leitura prévia, escolha dos pareceristas, envio dos artigos aos consultores ad hoc, controle de recebimento dos pareceres, respostas aos autores, recebimento dos artigos revisados, envio para os conselheiros editoriais, revisão das provas gráficas e encaminhamento para a gráfica.

Aliando as dificuldades naturais de um trabalho conjunto de quatorze pessoas à inexperiência em organização de revistas científicas, percebeu-se que era necessário a divisão do grupo em comissões com duas coordenações: tutora e uma bolsista. Esse arranjo permitiu superar muitas das dificuldades e também dinamizar o processo, que por ter sido iniciado com chamada especial, tornou-se mais longo do que aquele de uma revista que já possui artigos aguardando publicação. A bolsista que auxiliou nessa coordenação foi Fernanda Menna Barreto Krum. Fica aqui um agradecimento especial pela sua competência na condução do trabalho.

Todos os 35 artigos recebidos foram, então, analisados por dois ou mais consultores. O Grupo PET-Psicologia/UFRGS agradece aos consultores e conselheiros por sua atenciosa contribuição ao trabalho desenvolvido. O fato de ser uma revista composta por artigos de Iniciação Científica desafiou todos os revisores a elaborar pareceres construtivos, que certamente auxiliaram na aprendizagem dos autores e do próprio grupo. É importante salientar que esses pareceres propiciaram a manutenção da qualidade da revista Psicologia: Reflexão e Crítica. Todos os consultores ad hoc serão nominalmente agradecidos na última edição de 1999 junto aos demais consultores do ano.

Foram selecionados dezesseis manuscritos, todos caracterizados por uma grande diversidade de temas em Psicologia bem como por diferentes formas de abordagem de seu objeto de estudo. Pela grande participação de autores de outros estados, assume-se o risco de afirmar que os artigos representam aquilo que tem sido mais estudado e pesquisado pelos alunos de graduação no país.

Por fim, fica o agradecimento à editora da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, Sílvia H. Koller, pela possibilidade de tal aprendizado e pela abertura de um espaço para publicações de trabalhos de alunos de graduação em uma revista tão bem conceituada. Pelo nível das publicações que o leitor verá a seguir, a ausência desse espaço resulta, certamente, em muitas produções de excelente qualidade perdidas nos arquivos das salas das universidades.

Grupo PET-Psicologia/UFRGS

Tutora:

Bolsistas:

Denise Ruschel Bandeira

Angélica Elisa Giacomel (colaboradora)

Caroline Tozzi Reppold

Christiane Zambenedetti Becker

Clarisse Longo dos Santos

Cláudia Arsevenco Xavier

Elisângela Zaniol

Fabiana Tomazzoni

Fernanda Menna Barreto Krum

Gabriela Schumann Bichinho

Lílian Weber

Lirene Finkler

Luciano Canto Loguercio

Luciano Telles Prade

Mariana Boccuzzi Raymundo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jan 2002
  • Data do Fascículo
    1998
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com