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Projeto 500: desafios da inclusão de estudantes negros numa universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, 1968-20181 1 Essa pesquisa foi desenvolvida no ano acadêmico 2016-2017, ocasião em que a autora foi Visiting Scholar noLemann Institute for Brazilian Studies da University of Illinois Urbana-Champaign. Ela agradece ao então diretor,Professor Jerry Dávila, pela excelente acolhida e ao professor Glen Goodman por seus comentários enriquecedores. 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Mônica Silva (TIkinet) – revisao@tikinet.com.br

Resumo

O artigo analisa uma política de inclusão de estudantes negros em uma importante universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, desde o período em que foi implementada, através do Projeto 500, no final da década de 1960, até os dias atuais. Levam-se em conta relações raciais e peculiaridades do sistema de educação superior norte-americano na contextualização dessa política de ação afirmativa. Examina-se o modo como um grupo historicamente discriminado em instituições de educação superior que formam a elite branca do país questiona não apenas a organização interna da instituição, mas também a relação universidade e sociedade.

Palavras-chave
ação afirmativa; diversidade; Projeto 500; universidade; relações raciais

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