Acessibilidade / Reportar erro

O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras 1 1 Editor responsável: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. https://orcid.org/0000-0003-2221-5160 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha – verah.bonilha@gmail.com. 3 3 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 4 4 Uma versão preliminar deste texto foi apresentada no VII Congresso Internacional da SOFELP, em 2019, com o título “Ensino de Filosofia: questão de educação da filosofia ou de filosofia da educação?”. Agradeço às(aos) colegas pelas contribuições realizadas no encontro supra referido.

Resumo

Baseado nas produções bibliográficas e técnicas, assim como nos projetos de pesquisa e nas orientações (em todos os níveis) desenvolvidos nos últimos 20 anos pelos membros do grupo de trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), o presente artigo parte do pressuposto de que já há, no Brasil, um campo de conhecimento autônomo que pode ser intitulado de Ensino de Filosofia. Pretende-se, pois, apresentar as especificidades desta subárea e seu estatuto epistemológico – discutindo o locus do Ensino de Filosofia entre as questões educacionais e os problemas filosóficos; entre a Educação, a Filosofia e a Filosofia da Educação. Para tanto, será utilizado um material pouco usual na Filosofia institucionalizada, a saber, os depoimentos daqueles e daquelas que constituem a própria comunidade acadêmica da área em questão.

Palavras-chave
Ensino de Filosofia; Campo de Conhecimento; Estatuto Epistemológico; Filosofia; Filosofia da Educação

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br