Acessibilidade / Reportar erro

Agradecimentos

Thankfulness 1 1 Pro-Posições is grateful for the important contribution of the following researchers, who, in the year 2021, collaborated to the maintenance of the editorial quality of the journal.

Agradecimientos 2 2 La Revista Pro-Posições agradece la importante contribución de los investigadores que figuran a continuación, que, en el año 2021, colaboraron al mantenimiento de la calidad editorial de la revista.

A Revista Pro-Posições agradece a importante contribuição dos pesquisadores abaixo, que no ano de 2021, colaboraram para a manutenção da qualidade editorial do periódico.

  • Adalgisa Leão Ferreira, Grupo Ser Educacional, Recife, PE, Brasil

  • Adriana Duarte Leon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul, PPGEdu- MPET / DPET, Pelotas, RS, Brasil

  • Adriana Fresquet, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Adriana Katia Côrrea, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto, SP, Brasil

  • Adriana Maria Corsi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Educação Especial, São Carlos, SP, Brasil

  • Adriana Vicentini, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Teoria e Planejamento de Ensino, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Alberto Bive Domingos, Universidade Licungo, Educação e Psicologia, Quelimane, Moçambique

  • Alessandra Arce, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Educação, São Carlos, SP, Brasil

  • Alexandre de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Programa de Pós-graduação em Educação, Recife, PE, Brasil

  • Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Educação, Guarulhos, SP, Brasil

  • Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Escola de Educação Física e Desportos, Departamento de Jogos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Alexandre Simões, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Administração Escolar e Planejamento Educacional, Recife, PE, Brasil

  • Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Vitória, ES, Brasil

  • Aline Beckmann de Castro Menezes, Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Psicologia, Belém, PA, Brasil

  • Allan Moreira Xavier, Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas, Santo André, SP, Brasil

  • Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, PPGEd, Florianópolis, SC, Brasil

  • Ana Luisa Sallas, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Curitiba, PR, Brasil

  • Ana Luiza Smolka, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia Educacional, Campinas, SP, Brasil

  • Ana Maria Alves Carneiro da Silva, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Campinas, SP, Brasil

  • Ana Maria Moreira, Universidade de Brasília - UnB, Faculdade de Educação, Brasília, DF, Brasil

  • Ana Pires do Prado, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Fundamentos da Educação, Rio de janeiro, RJ, Brasil

  • André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Administração Educacional, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • André Dalben, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, SP, Brasil

  • André Silva Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF, Física, Niterói, RJ, Brasil

  • Andrea Moreno, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, FAE/DMTE, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Andrea Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Florianópolis, SC, Brasil

  • Anelice Ribetto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, DEDU, São Gonçalo, RJ, Brasil

  • Angela Alonso, Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, São Paulo, SP, Brasil

  • Ângela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, PPGE, São Paulo, SP, Brasil

  • Antonio Alvaro Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Educação, São Carlos, SP, Brasil

  • Bianca Chisté, Universidade Federal de Rondônia - UFRO, Departamento de Educação, Rolim de Moura, RO, Brasil

  • Bruno Costa, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Departamento de Filosofia e História da Educação, Campinas, SP, Brasil

  • Camila Righi Medeiros Camillo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Educação Especial, Santa Maria, RS, Brasil

  • Carlos Eduardo Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Educação, Guarulhos, SP, Brasil

  • Carlos Marcelo Garcia, Universidad de Sevilla, Didáctica y Organización Educativa, Sevilla, España

  • Carlos Roberto Cury, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas, FE, Pós-graduação, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Carly Machado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Ciências Sociais, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, Programa de pós-graduação em Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil

  • Carolina Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Centro de Biociências, Fisiologia e Comportamento, Natal, RN, Brasil

  • Cassia Sales Magalhães Kirchner, Faculdade XV de Agosto, Educação, Socorro, SP, Brasil

  • Cássio Florencio Rubio, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Psicologia, São Carlos, SP, Brasil

  • Cezar De Mari, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Educação, Viçosa, MG, Brasil

  • Christiane Coutheux Trindade, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Administração e Humanidades, São Paulo, SP, Brasil

  • Christiane Tragante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Matão, SP, Brasil

  • Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil

  • Clarisse Nunes, Instituto Politécnico de Lisboa, Departamento de Formação e Investigação em Educação e Desenvolvimento, Lisboa, Portugal

  • Cláudia Maria Ribeiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Departamento de Educação, Lavras, MG, Brasil

  • Claudia Ometto, Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, Faculdade de Educação PPGE, Piracicaba, SP, Brasil

  • Claudia Pereira de Pádua Sabia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, DASE, Marília, SP, Brasil

  • Cláudia Pereira Vianna, Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Claudio Dalbosco, Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Educação, Filosofia da Educação, Passo Fundo, RS, Brasil

  • Cláudio Lucio Mendes, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Educação, Lavras, MG, Brasil

  • Cristiana Callai, Universidade Federal Fluminense - UFF, Ciências Humanas, Niterói, RJ, Brasil

  • Cristina Lacerda, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Psicologia, São Carlos, SP, Brasil

  • Cristina Martins, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação Matemática, Bragança, Portugal

  • Dagmar Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Daniel Revah, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, EFLCH, São Paulo, SP, Brasil

  • Daniela Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Didática, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, PPGL, Joao Pessoa, PB, Brasil

  • Daniele Silva, Universidade de Brasília - UnB, Instituto de Psicologia /PED, Brasília, DF, Brasil

  • Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo, Brasil

  • Débora Cristina Fonseca, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, Educação, São Carlos, SP, Brasil

  • Denise Freitas, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Metodologia de Ensino, São Carlos, SP, Brasil

  • Divino Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Dora Marín-Díaz, Instituto para la Investigación Educativa y el Desarrollo Pedagógico - IDEP, Alcaldía Mayor de Bogotá, Bogotá, D.C., Colombia

  • Edgar Zuno Rodiles, Universidad Michoacana de San Nicolas de Hidalgo, Morelia, Mexico

  • Edgard de Assis Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Antropologia, São Paulo, SP, Brasil

  • Edivaldo Góis Junior, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação Física e Humanidades, Campinas, SP, Brasil

  • Eduardo Moises Humbane, Universidade Pedagógica, Ciências de Educação, Maputo, Moçambique

  • Eduardo Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Metodologia de Ensino, Santa Maria, RS, Brasil

  • Eladio Sebastian-Heredero, Universidad de Alcala de Henares, Ciências de la Educación, Madrid, España

  • Eldon Műhl, Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Educação, Passo Fundo, RS, Brasil

  • Eliana Ayoub, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART), Campinas, SP, Brasil

  • Eliane Maria Bertucci, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor Educação, PR, Brasil

  • Elizabeth Braga, Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Ellen Gonzaga Lima Souza, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Educação, Guarulhos, SP, Brasil

  • Emmy Arts, Université de Paris, Ceped, Paris, France

  • Evelise Quitzau, Universidad de la Republica Uruguay, Instituto Superior de Educación Fisica, Paysandú, Uruguay

  • Fabiana de Freitas Pinto, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Departamento de Educação Escolar Indígena, Manaus, AM, Brasil

  • Fabiana Jardim, Universidade de São Paulo - USP, Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF), São Paulo, SP, Brasil

  • Fabiana Marcello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Psicologia, Joao Pessoa, PB, Brasil

  • Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Ginástica, Vitória, ES, Brasil

  • Felipe Venancio Barbosa, Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Linguística, São Paulo, SP, Brasil

  • Felipe Ziotti Narita, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, Franca, SP, Brasil

  • Fernanda Leal, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Florianópolis, SC, Brasil

  • Fernando Ferreira, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Ciências Sociais da Educação, Braga, Portugal

  • Flávio Henrique Albert Brayner, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação, Recife, PE, Brasil

  • Flávio Trovão, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, HISTÓRIA, Rondonópolis, MT, Brasil

  • Francisca Izabel Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, MG, Brasil

  • Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil

  • Geruza Zelnys de Almeida, Instituto Vera Cruz, Literatura, São Paulo, SP, Brasil

  • Giovana Scareli, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Ciências da Educação, São João del-Rei, MG, Brasil

  • Gisele Toassa, Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil

  • Glaucia Maria Silva, Universidade de Brasília - UnB, Departamento de Filosofia, Brasília, RS, Brasil

  • Gregorio Guisa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Educação, Bento Gonçalves, RS, Brasil

  • Hélia Pinto, Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Matemática e Ciências Naturais, Leiria, Portugal

  • Heliana Conde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Psicologia Social e Institucional, rio de janeiro, RJ, Brasil

  • Ines Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá, de pós-graduação em educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Ingrid Wiggers, Universidade de Brasília - UnB, Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física, Brasília, DF, Brasil

  • Ione Valle, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, EED, Florianópolis, SC, Brasil

  • Ivette Hernandez Saltibañes, King's College London, Strand Campus, London, United Kingdom

  • Ivo Marcos Theis, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Blumenau, SC, Brasil

  • Joaquim Luis Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra, Portugal

  • Joel Austin Windle, Universidade Federal Fluminense - UFF, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Letras, Niterói, RJ, Brasil

  • Jorge Adelino Costa, Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, Aveiro, Portugal

  • Jorge Luís Mazzeo Mariano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Programa de Pós-Graduação em Educação, Corumbá, MS, Brasil

  • José Angelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Departamento de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • José Luis Aguilera García, Universidad Complutense de Madrid, Estudios Educativos, Madrid, España

  • José Vieira de Sousa, Universidade de Brasília - UnB, Planejamento e Administração, Brasília, DF, Brasil

  • Julia Ziviani Vitiello, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Artes Corporais, Campinas, SP, Brasil

  • Juliana Gesuelli Meirelles, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, História, Campinas, SP, Brasil

  • Juliana Merçon, Universidad Veracruzana, Instituto de Investigaciones en Educación, Xalapa, Mexico

  • Juliano Guerra Rocha, Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara, Pedagógico, Itumbiara, GO, Brasil

  • Julio Aquino, Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Karin Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Instituto de Matemática e Física (IMEF), Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil

  • Karina Maldonado Molina, Universidade de São Paulo - USP, EDM, São Paulo, SP, Brasil

  • Kátia Kasper, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Curitiba, PR, Brasil

  • Kimi Aparecida Tomizaki, Universidade de São Paulo - USP, FE-Departamento de Filosofia e Ciências da Educação Area de Sociologia, São Paulo, SP, Brasil

  • Laura de Freitas, Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Psicologia, Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento da Personalidade, São Paulo, SP, Brasil

  • Laura Galazzi, Universidad de Buenos Aires Facultad de Filosofia y Letras, Universidade do Sul de Santa Catarina, Filosofia, Buenos Aires, B.A., Argentina

  • Leandro Russovski Tessler, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Instituto de Física "Gleb Wataghin", Departamento de Física Aplicada, Campinas, SP, Brasil

  • Leonardo Davi Gomes de Castro Oliveira, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Educação e Letras, Parnaíba, PI, Brasil

  • Liana Arrais Serodio, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC), Campinas, SP, Brasil

  • Lídia Maria Viana Possas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, Ciências Políticas e Econômicas, Bauru, SP, Brasil

  • Lilian do Valle, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Lilian Nascimento, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Departamento Psicologia Educacional, Campinas, SP, Brasil

  • Liliana Cabral Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Letras, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Livia Brasileiro, Universidade de Pernambuco - UPE, Escola Superior de Educação Física, Recife, PE, Brasil

  • Luana Almeida, Universidade do Vale do Sapucaí, Educação, Pouso Alegre, MG, Brasil

  • Luciana Azevedo Rodrigues, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Educação, Lavras, MG, Brasil

  • Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense - UFF, Faculdade de Educação, Niterói, RJ, Brasil

  • Luciana Leandro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Educação, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (LEPPE), Campinas Grande, PB,

  • Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Metodologia de Ensino, Florianópolis, SC, Brasil

  • Lucidio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Educação, Florianópolis, SC, Brasil

  • Luis Groppo, Universidade Federal de Alfenas - Unifal, Alfenas, MG, Brasil

  • Marcela Benegas, Universidad de Buenos Aires, Facultad de Ciências Sociales, Vicente López, Provincia de Buenos Aires, Argentina

  • Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Educação Física, Curitiba, PR, Brasil

  • Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Educação, Guarulhos, SP, Brasil

  • Márcia Buss-Simão, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, PPGE, Palhoça, SC, Brasil

  • Marcia Gobbi, Universidade de São Paulo - USP, EDM, São Paulo, SP, Brasil

  • Márcia Maria Strazzacappa-Hernandez, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, DELART, Campinas, SP, Brasil

  • Marcia Ondina Ferreira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino, Pelotas, RS, Brasil

  • Márcia Stengel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas, Psicologia, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Marcilio Souza Junior, Universidade de Pernambuco - UPE, ESEF, Recife, PE, Brasil

  • Márcio Danelon, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Faced, Campus Santa Monica, Uberlândia, MG, Brasil

  • Marco Antonio Sabtini, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Educação, Osasco, SP, Brasil

  • Marco Bettine, Universidade de São Paulo - USP, Each, São Paulo, SP, Brasil

  • Marcos Cezar de Freitas, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, SP, Brasil

  • Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, DCHE - Departamento de Ciências Humanas e Educação, Sorocaba, SP, Brasil

  • Marcos Reigota, Universidade da Sorocaba - Uniso, PPGE, Sorocaba, SP, Brasil

  • Maria Celeste Souza, Secretaria Municipal de Educação - SMED, Governador Valadares, MG, Brasil

  • Maria Clara Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Maria Cristina Rosa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Maria da Conceição Passegi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Programa de Pós-Graduação em Educação, NATAL, RN, Brasil

  • Maria da Glória Corrêa Di Fanti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS, Escola de Humanidades - Letras, São Leopoldo, RS, Brasil

  • Maria das Graças Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Educação, Campina Grande, PB, Brasil

  • Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, São Carlos, SP, Brasil

  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Educação Física, Natal, RN, Brasil

  • Maria Isabel Giraldo Vásquez, Instituto Tecnológico Metropolitano, Diseño, Medellin, Antioquia, Colombia

  • Maria Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Ciências Exatas e da Terra, Diadema, SP, Brasil

  • Maria Ligia Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Maria Mellone, Università degli Studi di Napoli Federico II, Dipartimento di Matematica e Applicazioni "R. Caccioppoli", Napoli, Napoli, Italia

  • Maria Silvia Duarte Hadler, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Centro de Memória, Campinas, SP, Brasil

  • Mariana Martins Villaça, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Campus Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil

  • Mariane Koslinski, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Fundamentos da Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Mariela Rigano, Universidad Nacional del Sur, Departamento de Humanidades, Bahía Blanca, Buenos Aires, Argentina

  • Marieli Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Cascavel, PR, Brasil

  • Marilene DallaCorte, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Departamento de Administração Escolar, Santa Maria, RS, Brasil

  • Marina Guzzo, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Saúde, Clínica e Instituições, Santos, SP, Brasil

  • Marlize Rubin Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, DAHUM, Pato Branco, PR, Brasil

  • Marly Amarilha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Fundamentos e Políticas da Educação, Natal, RN, Brasil

  • Marta Sueli Sforni, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação, Maringá, PR, Brasil

  • Maurivan Ramos, Pontifícia Universidade Católica de o Rio Grande do Sul - PUC-RS, Escola Politécnica, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Maximiliano Duran, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Michelle Carreirão Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Departamento de Didática, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Miguel Rossetto, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Passo Fundo, RS, Brasil

  • Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, DEEMA, Ouro Preto, MG, Brasil

  • Monica de Álvaro Todaro, Universidade Federal de São João del-Rei, Ciências da Educação, São João del-Rei, MG, Brasil

  • Mônica Fagundes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, DEFID, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Monica Girolami, Universidad Católica del Uruguay - UCU, Ciências Humanas, Montevideo, Uruguay

  • Mônica Peregrino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, Departamento de Fundamentos da Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Nadja Hermann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

  • Odilon Roble, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

  • Olgaíses Maués, Universidade Federal do Pará - UFPA, Centro de Educação-Departamento de Fundamentos da Educação, Belém, PA, Brasil

  • Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Centro de Educação, Natal, RN, Brasil

  • Ordália Alves de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Instituto de Física, Campo Grande, MS, Brasil

  • Orlando Santos Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Oscar Espinel, UNIMINUTO, Filosofía, Bogotá, Colombia

  • Oscar Pulido Cortés, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - UPTC, Tunja, Boyacá, Colombia

  • Patrícia Coelho da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Patricia Vasquez, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Instituto de Matemáticas, Valparaiso, Región de Valparaíso, Chile

  • Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil

  • Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, DHE, Ijui, RS, Brasil

  • Paulo Henrique Fernandes, Universidade de São Paulo - USP, Educação, São Paulo, SP, Brasil

  • Pedro Goergen, Universidade de Sorocaba - Uniso, Sorocaba, SP, Brasil

  • Pedro Ivars, Universidad de Alicante, Innovación y Formación Didáctica, Sant Vicent del Raspeig, Alicante, España

  • Peter Smagorinsky, University of Georgia, Language and Literacy Education, Athens, GA, United States of America

  • Priscila Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Orientais e Eslavas, Rio de Janeiro, SP, Brasil

  • Rafael Christofoletti, Universidade Federal de Rondônia - UFRO, Ciências da Educação, Porto Velho, RO, Brasil

  • Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, Campo Grande, MS, Brasil

  • Remi Castioni, Universidade de Brasília - UnB, Departamento de Políticas e Administração da Educação, Brasília, DF, Brasil

  • Renata Lopes Costa Prado, Universidade Federal Fluminense - UFF, Departamento de Educação, Angra dos Reis, RJ, Brasil

  • Renato Francisco Rodrigues Marques, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

  • Ricardo Severo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ICHI, Rio Grande, Brasil

  • Robson Borges, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Humanidades e Educação, Santa Rosa, RS, Brasil

  • Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Centro de Educação, Vitória, ES, Brasil

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Escola de Humanidades, São Leopoldo, RS, Brasil

  • Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Fundamentos da Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Rosa Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação, Ouro Preto, MG, Brasil

  • Rosana Heringer, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Rosane Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Administração Escolar, Santa Maria, RS, Brasil

  • Rosimeri Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, EDUCAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Sabine Righetti, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, LABJOR, São Paulo, SP, Brasil

  • Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil

  • Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Teorias e Práticas Educacionais, Vitória, ES, Brasil

  • Santiago Pich, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, EED, Florianópolis, SC, Brasil

  • Selmo Haroldo de Resende, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Faculdade de Educação, Uberlândia, MG, Brasil

  • Silvia do Amaral Rigon, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Departamento de Nutrição, Curitiba, PR, Brasil

  • Silvia Maria da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Instituto de Psicologia, Uberlândia, MG, Brasil

  • Silvia Vallezi, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Educação, Campinas, SP, Brasil

  • Silvio Carneiro, Universidade Federal do ABC, CCNH, Santo André, SP, Brasil

  • Solange Maria Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul, Educação, Chapecó, SC, Brasil

  • Soraya Lodola de Moraes Gois, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, PR, Brasil

  • Sueli Pinheiro, Universidade do Estado do Pará - UEPA, DLLT, Belém, PA, Brasil

  • Tania Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense - UFF, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Telma Martineli, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Educação Física, MARINGA, PR, Brasil

  • Thatiana Lima, Universidade São Francisco - USF, Itatiba, SP, Brasil

  • Theresinha Guimaraes Miranda, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Salvador, BA, Brasil

  • Tiago Kluber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, CCET, Cascavel, PR, Brasil

  • Vanderlei Carbonara, Universidade de Caxias do Sul, Departamento de Filosofia, Caxias do Sul, RS, Brasil

  • Vanessa Fonseca Barbosa, Universidade de São Paulo - USP, Departamento de Letras e Artes, São Paulo, SP, Brasil

  • Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Psicologia, São Carlos, SP, Brasil

  • Vania Fortuna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Relações Públicas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Wanderson Alves, Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil

  • Wenceslao Oliveira Jr, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, DELART, Campinas, SP, Brasil

  • 1
    Pro-Posições is grateful for the important contribution of the following researchers, who, in the year 2021, collaborated to the maintenance of the editorial quality of the journal.
  • 2
    La Revista Pro-Posições agradece la importante contribución de los investigadores que figuran a continuación, que, en el año 2021, colaboraron al mantenimiento de la calidad editorial de la revista.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Mar 2022
  • Data do Fascículo
    2022
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br