Acessibilidade / Reportar erro

Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 - 1951). Desbravando um campo pouco explorado 2 2 Editor responsável: André Luiz Paulilo <https://orcid.org/0000-0001-8112-8070> 3 3 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha <verah.bonilha@gmail.com> 4 4 Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia- FCT - Projeto REduF - Raízes da Educação para o Futuro (refª. PT/DC/CED-EDG/30342/2017 e Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE

Reflejos del Imperio en la educación portuguesa (1906 - 1951). Desbrozando un campo poco explorado

Resumo

Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 a 1951). Desbravando um campo pouco explorado aborda a questão da imagem das colónias e do colonizado no contexto da educação portuguesa (1906 a 1951), através de manuais escolares portugueses, em que um manual foi editado para ensinar crianças angolanas indígenas. Este último foi editado em dois momentos – supõe-se que no início da República, e em sucessivas reedições, durante a Ditadura. Recorrereu-se a materiais referentes à 1ª exposição colonial de 1934 e à exposição do Mundo Português 1940. O trabalho situa-se na perspetiva dos estudos pós-coloniais, no que procura fazer uma releitura do colonialismo na educação portuguesa. Foram usadas fontes heterogéneas, e o trabalho representa apenas um levantar de questões a apontar o muito que há a estudar.

Palavras-chave
Império colonial português; O colonialismo na educação escolar; Exposições coloniais; Línguas autóctones; Manuais escolares bilíngues

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br