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Formação docente continuada e práticas de ensino no atendimento educacional especializado1 1 Uma versão inicial do estudo foi apresentada no Simpósio “Formação docente e inclusão escolar: desafios,encontros e possibilidades”, no âmbito do Porto International Conference on Research in Education (ICRE’17), que foi realizado entre os dias 19 e 21 de julho de 2017 na cidade do Porto, Portugal. 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Mônica Silva (Tikinet) – revisão@tikinet.com.br.

Resumo

Este texto trata da formação docente continuada e das práticas de ensino no Atendimento Educacional Especializado (AEE). À luz da abordagem histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, objetivamos debater a atuação do docente na promoção de uma educação escolar que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com deficiência, repensando as práticas pedagógicas desenvolvidas no AEE. A partir de registros de um projeto envolvendo 23 professoras e suas práticas, tomamos situações relatadas em diários de campo, explicitando o trabalho pedagógico e as relações de ensino com alunos com deficiência, dando ênfase às possibilidades de redimensionamento de práticas pedagógicas nos processos de formação docente. Nosso estudo considera a necessidade de uma melhor formação teórica e um maior engajamento político por parte dos professores, de modo que tenham maior clareza daquilo que fundamenta suas práticas, para que contribuam na luta pelo direito à educação de qualidade para todos na escola pública.

Palavras-chave
educação especial; atendimento educacional especializado; práticas de ensino; psicologia histórico-cultural; pedagogia histórico-crítica

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