Acessibilidade / Reportar erro

Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola 1 1 Editor responsável: Carmen Lúcia Soares - https://orcid.org/0000-0002-4347-1924 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Ailton Junior – revisao@tikinet.com.br 3 3 Revisão (inglês): Andreza Aguiar - andreza@tikinet.com.br 4 4 Apoio: CNPq - 439325/2018-8 - Por uma Pedagogia do Estágio Supervisionado: Da proposta de formação de professores de educação física ao acolhimento e acompanhamento da prática de ensino na escola.

Teacher education in contemporary times: challenges and possibilities of the partnership between university and school

Resumo

Este dossiê aborda a temática das relações entre a universidade e a escola no âmbito da formação de professores. A partir de discussões acerca dos estágios supervisionados, da inserção profissional na escola, da prática como lugar de formação e produção de saberes, das parcerias intergeracionais, bem como das relações entre currículo de formação inicial e currículo escolar, foram problematizadas as relações que vêm sendo estabelecidas entre a universidade e a escola, tendo em vista uma perspectiva de profissionalização do ensino. Para tal, reunimos pesquisadores(as) de diferentes países, como Brasil, Chile, Portugal e Bélgica, cujos artigos apresentam pesquisas e experiências a respeito de parcerias articulando a universidade e a escola, trazendo contribuições que dialogam com as temáticas antes anunciadas, em consonância com as especificidades de cada contexto. Concluindo, os seis artigos que compõem o dossiê aportam, além de um mapeamento da relação entre universidade e escola, possibilidades de enfrentamento e experiências exitosas.

Palavras-chave
formação de professores; profissionalização do ensino; parceria universidade-escola; estágio supervisionado

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br