Acessibilidade / Reportar erro

O portfólio e a construção de saberes docentes na pós-graduação em saúde 1 1 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Andressa Picosque (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

The portfolio construction and knowledge of teachers in post graduation in health

Resumo

O atual cenário de mudanças e inovações na formação dos profissionais de saúde desencadeou esta investigação, que teve como objetivo analisar o papel do portfólio reflexivo na construção de saberes docentes no contexto da disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, com 68 pós-graduandos dessa área. A pesquisa documental, de natureza qualitativa, contou com análise de conteúdo na modalidade temática, da qual emergiram seis categorias: experiência prévia e construção do portfólio; construção de subjetividade; estímulo à autonomia/autoconhecimento; integração teoria-prática e atuação docente; estímulo à reflexão e à síntese; e mudanças nas concepções de avaliação. Concluiu-se que o portfólio propicia a construção de saberes para a docência numa perspectiva emancipatória, com metarreflexão sobre o processo formativo, implicando o sujeito com sua aprendizagem e com as necessidades de saúde da população.

Palavras-chave
portfólio; docência em saúde; avaliação da aprendizagem; ensino superior

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br