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Biografemas infames – rastros de vidas docentes 1 1 Editor responsável: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim. https://orcid.org/0000-0002-0323-9207 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Piero Younan Kanaan revisao@tikinet.com.br 3 3 Apoio: CNPq – Bolsa de Produtividade em Pesquisa

Biografías infames – huellas de vidas docentes

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa com docentes de redes públicas de ensino da Região Sudeste do Brasil, tendo a docência como objeto de análise. Dessa forma, objetivou-se pensar modos de fazer educação por meio do método biografemático, inspirado na formulação de Roland Barthes sobre biografemas. Foram realizadas entrevistas remotas e os relatos indicam a relevância de narrar histórias, colocando-as em diálogo para repensar práticas docentes. O ato de narrar favorece o ato de pensar e, ao exercitar o pensamento, força a experiência a se recriar, reposicionando os docentes em suas práticas e possibilitando, assim, a invenção de outros modos de ser ensinante.

Palavras-chave
Política educacional; Trabalho docente; Biografemas

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