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O uso de instrumentos cognitivos para pesquisa na educação infantil: limites e possibilidades no contexto brasileiro

Resumo

O artigo discute a adaptação do instrumento Perfomance Indicator for Primary Schools (iPIPS) para uso em pesquisa no contexto brasileiro com crianças entre 4 e 7 anos. Debate a necessidade de construir medidas diagnósticas (linha de base) para avaliar o impacto das políticas da educação infantil. Desconhecer como as crianças se desenvolvem ao longo dos primeiros anos da escola pode prejudicar mais fortemente os alunos em situação de vulnerabilidade e potencialmente aumentar a desigualdade educacional. Os dados utilizados são do pré-teste do iPIPS realizado em 2016 como instrumento para medir linguagem e matemática com 560 crianças em três cidades brasileiras. Os resultados preliminares sugerem que o comportamento dos itens ocorreu da forma esperada, indicando adequação teórica. A escala do teste é adequada para medir o aprendizado o conhecimento de crianças entre 4 e 7 anos.

Palavras-chave
monitoramento; educação infantil; avaliação; alfabetização

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