Acessibilidade / Reportar erro

As portas permanecem semiabertas: estudantes trabalhadores nas universidades federais 2 2 Editor responsável: Wivian Weller https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 3 3 Normalização, preparação e revisão textual: Wagner Nascimento dos Santos | Tikinet – revisao@tikinet.com.br 4 4 Apoio: Fonaprace/ANDIFES.

Resumo

O artigo analisa o perfil ocupacional dos estudantes das universidades federais segundo as seguintes clivagens: estudante-ocupado, estudante-desocupado e estudante-não-trabalhador. Deste modo, conseguiu-se identificar perfis socioeconômicos distintos e assimetrias que afetam o modo como os estudantes ocupados e, sobretudo, os desocupados acessam as oportunidades acadêmicas e a vida universitária. Tomando-se os microdados das Pesquisas de Perfil da Andifes, conclui-se que as portas das Ifes permanecem semiabertas para estudantes que trabalham e para estudantes que, embora não estejam trabalhando, estão em busca de trabalho, o que os torna ainda mais vulneráveis e dependentes de políticas públicas de assistência e permanência.

Palavras chave
ensino superior; trabalhadores; vida acadêmica; universidades federais

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br