Acessibilidade / Reportar erro

A literatura sobre shadow education: recortes de pesquisa 1 1 Editor responsável: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - https://orcid.org/0000-0002-1759-4875 , 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Maria Thereza Sampaio Lucinio – thesampaio@uol.com.br

Literatura sobre shadow education: recortes de investigación

Resumo

O artigo trata de recortes de pesquisa da literatura sobre shadow education (ensino suplementar), explorando estudos que representam cada recorte e suas principais conclusões. A análise das pesquisas indica que a preocupação com a produção de desigualdades educacionais permeia a literatura sobre shadow education, tendo em vista que essas atividades tendem a promover o aumento de distâncias educacionais entre estudantes que ocupam posições diferentes no espaço social. Destaca-se, também, que o ambiente de competição por posições escolares/universitárias relativamente favoráveis parece fomentar a demanda por atividades de ensino suplementar em diferentes contextos e que a proliferação de atividades de ensino suplementar tende a afetar as práticas de professores e alunos no ensino regular.

Palavras-chave
shadow education; ensino suplementar; desigualdades educacionais

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br