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Formação continuada de longa duração: uma análise dos fatores que potencializam a mudança de concepção de professores de Educação Física 1 1 Editor responsável: Carmen Lúcia Soares https://orcid.org/0000-0002-4347-1924 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Andréa de Freitas Ianni andreaianni1@gmail.com

Resumo

O artigo discorre sobre os resultados de uma pesquisa que visou identificar fatores que potencializaram mudanças de concepção de professores participantes em um projeto de formação continuada de longa duração. Pautados nos pressupostos da Educação Física (EF) culturalista-crítica, por meio de uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários, analisaram-se os materiais produzidos em um estudo colaborativo com duração de 3 anos (26 encontros) que contou com a participação de 15 docentes e 1 professor-mediador. Apesar de não haver um fator específico que leve à mudança da concepção e, consequentemente, da atuação docente, conclui-se que os principais fatores indutores de alteração foram: o reconhecimento do direito dos alunos de aprender a pluralidade de temas da cultura corporal de movimento e a construção coletiva de uma proposta curricular para a EF em âmbito regional.

Palavras-chave
concepção de ensino; Educação Física; estudo colaborativo; formação continuada

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