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Mediações familiares e escolares entre crianças e tecnologias digitais 1 1 Editor responsável: César Donizetti Pereira Leite. https://orcid.org/0000-0001-8889-750X 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Andréa de Freitas Ianni - andreaianni1@gmail.com 3 3 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - 1488670

Mediaciones familiares y escolares entre niños y tecnologías digitales

Resumo

O artigo discute as mediações familiares e escolares entre crianças e tecnologias digitais, seus desafios e possíveis implicações a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa com uso de métodos mistos: questionários aplicados aos familiares, entrevistas com professoras, um grupo de formação e um grupo focal com familiares e professoras. Em relação às mediações capacitadoras e/ou restritivas observadas na pesquisa, destaca-se que: as crianças usam tecnologias digitais desde cedo, mas os adultos nem sempre percebem seus riscos e suas possibilidades; a escolaridade e a classe social não parecem ter sido determinantes na qualidade da mediação realizada. Por fim, algumas considerações atualizam a discussão dos usos das tecnologias e suas mediações familiares e escolares no contexto da pandemia de Covid-19.

Palavras-chave
crianças; tecnologias digitais; mediação familiar e escolar

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