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Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo 1 1 Editor responsável: Cristiane Machado. https://orcid.org/0000-0002-3522-4018 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Ailton Carneiro da Silva Júnior (Tikinet) - revisão@tikinet.com.br

Cuando los profesores renuncian al trabajo: un estudio sobre el sistema escolar público en estado de São Paulo

Resumo

Este artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista.

Palavras-chave
exoneração docente; abandono do magistério; condições de trabalho docente; valorização do magistério; rede pública de ensino paulista

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