Acessibilidade / Reportar erro

A crítica ao currículo: entre Deleuze, Guattari e Foucault 1 1 Editor responsável: Alexandre Filordi de Carvalho. https://orcid.org/0000-0003-4510-9440 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Ailton Junior – revisao@tikinet.com.br 3 Revisão (inglês): Andreza Aguiar – andreza@tikinet.com.br 4 4 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Curriculum critics: between Deleuze, Guattari and Foucault

Resumo

Neste artigo, investiga-se o modo como a filosofia da diferença impacta na discussão da governamentalidade e das práticas de si no campo do currículo. A primeira parte do artigo debate as técnicas disciplinares e o governo dos corpos e a segunda parte discute as técnicas de si e o governo da alma. Ao longo da exposição, apresentam-se as diversas versões de um discurso que concebe a educação e o currículo enquanto um conjunto de mecanismos de controle que se prestam a gerenciar, normalizar e vigiar os processos de subjetivação. No fim, destaca-se que a influência deleuze-guattariana tende a ressaltar a crescente flexibilidade, imaterialidade e descentralização dos dispositivos de governamentalidade.

Palavras-chave
Deleuze; Guattari; Foucault; governamentalidade; desterritorialização

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br