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A importância do ato de ler: aproximações e distanciamentos teórico-metodológicos em Paulo Freire1 1 Normalização, preparação e revisão textual: Aline Maya (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

Resumo

Este artigo discute a importância da leitura nos processos de alfabetização e letramento. Para isso, analisou-se o tratamento dado à essa prática pelo educador Paulo Freire na perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia aliada ao existencialismo cristão, expressa na obra A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Freire foi o defensor da “palavramundo”, compreendida como a inter-relação entre o alfabetizar e o letrar. Na análise proposta, utilizaram-se autores que dialogam com Freire, entre eles, Mikhail Bakhtin e Magda Becker Soares. Este artigo também apresenta alguns reflexos das contribuições do educador para a efetivação da “palavramundo”, bem como aproximações e distanciamentos entre a fenomenologia de Paulo Freire e o materialismo histórico de Karl Marx.

Palavras-chave
leitura; Paulo Freire; alfabetização e letramento; fenomenologia; materialismo histórico

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