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Pesquisa Operacional, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2001
  • ALGORITMOS PARA O PROBLEMA NÃO CAPACITADO DE FLUXOS COM CUSTOS FIXOS NOS ARCOS: UMA COMPARAÇÃO ESTATÍSTICA

    Cruz, Frederico R.B.; Colosimo, Enrico A.; Mateus, Geraldo R.

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como propósito a apresentação de resultados de uma comparação empírica entre algoritmos, sendo este um dos assuntos mais recorrentes na área de desenvolvimento de algoritmos. Os algoritmos sob estudo são para resolver um problema de otimização em redes, importante pelas suas aplicações potenciais em sistemas de telefonia e transporte, o problema não capacitado de fluxos com custos fixos nos arcos (NCFCF), uma generalização do clássico problema de Steiner em grafos. Para tal, são utilizadas ferramentas estatísticas conhecidas tais como planejamento de experimentos, análise de variância e intervalos de confiança, mas não comumente empregadas neste tipo de estudo. O problema NCFCF é apresentado em uma modelagem de programação matemática inteira mista, baseada na qual os algoritmos sob consideração são apresentados. Uma descrição do planejamento de experimentos adequado a este tipo de estudo é apresentada e é ilustrado o uso da técnica estatística baseado em cuja análise foi possível classificar os algoritmos sob consideração.

    Resumo em Inglês:

    This paper is concerned about empirical comparisons of algorithms, one of the most recurrent issues in the field of design of algorithms. The problem under consideration is the uncapacitated fixed-charge network flow (UFCNF) problem, a generalization of the classic Steiner problem in graphs. The UFCNF is very important in the practical point of view because of its potential applications for telecommunication and transportation system design. In order to compare the algorithms for the UFCNF problem, we make use of well known and well established statistical tools namely the design of experiments, analysis of variance, and confidence intervals, but rarely applied in such studies. A mixed-integer mathematical programming formulation is presented for the UFCNF problem and the design of experiments suitable for the empirical study is detailed. Finally, the statistical analysis based on which the algorithms could be classified is presented.
  • MODELO DE CENTRALIZAÇÃO DE ESTOQUES PARA A LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DA PETROBRAS

    Figueiredo, Edmar Diniz de; Cavalcanti Netto, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Neste trabalho são analisados alguns aspectos básicos da logística de suprimento do segmento upstream - Exploração e Produção (E&P) de petróleo, da Petrobras. Nele é proposto um modelo para apoio à decisão de centralização de seus estoques de partes comuns. Foi pressuposto que seria possível reduzir os níveis de estoque por meio da consolidação de locais de estocagem do projeto de redes orientadas para a eficiência. A revisão da literatura permitiu selecionar o modelo apropriado para a situação observada na empresa, base para uma metodologia de gestão do seu suprimento de materiais e equipamentos. Foi feita sua aplicação em um estudo de caso do E&P-Nordeste, cujos resultados indicam ser possível 30,6 % de redução média no nível dos estoques de segurança, os custos da logística variando em função da política de estoques adotada, das distâncias entre os locais, das modalidades de transportes e da freqüência de consumo.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses some key aspects of the supply logistics for the upstream segment (E&P - Exploration & Production) of Brazilian oil giant Petrobras. It suggests a model providing support for the decision to centralize its common inventories, based on the assumption that these inventory levels could be lowered through consolidating the storage centers for the efficiency-driven networks project. A review of the literature led to the selection of the most appropriate model for the company’s situation, forming the basis of a management methodology for its supplies of materials and equipment. This was applied to a case study at the E&P-Northeast, whose results indicate the possibility of an average reduction of 30.6 % in safety stocks levels; the logistics costs vary by stock policy adopted, distances between facilities, shipping options and consumption rates.
  • UM MODELO MARKOVIANO DE DECISÃO PARA A OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE MANUTENÇÃO COM TEMPOS DE REPARO COXIANOS E FASES NÃO OBSERVÁVEIS

    Rodrigues, Rita de Cássia Meneses; Carvalho, Solon Venâncio de

    Resumo em Português:

    Neste artigo analisa-se um sistema de manutenção de máquinas com dois servidores diferentes, tempos até a quebra das máquinas exponencialmente distribuídos e tempos de reparo seguindo uma distribuição do tipo fase com configuração de Cox. Consideram-se dois modelos que se diferenciam pela possibilidade ou não de se observar as fases das distribuições do tipo fase: um modelo com informação completa e um modelo com informação parcial. No primeiro caso, modela-se o sistema por um processo markoviano de decisão a tempo contínuo e no segundo por um processo markoviano de decisão com informação parcial, conforme este é definido em Hordijk & Loeve (1994). Resultados numéricos são apresentados

    Resumo em Inglês:

    In this paper we analyse a manufacturing system with two different servers. The times to failure follow an exponential distribution and the machines repair times follow a phase type distribution with Cox configuration. We consider two models: a full information model and a partial information model, which differ themselves by the possibility of observing or not the phases of the phase type distribution. The first one is modelled by a continuous time Markov decision process, and the second one by a decision Markov processes with partial information, as defined in Hordijk & Loeve (1994). Numerical results are presented
  • RAPID-TRANSIT EFFICIENCY ANALYSIS WITH THE ASSURANCE-REGION DEA METHOD

    Novaes, Antonio G.N.

    Resumo em Português:

    Os sistemas de metrô são parte relevante do transporte em muitas cidades do globo. Um aspecto importante da política de transportes é a oferta. Nesse contexto, é de interesse verificar se os operadores estão trabalhando de maneira eficiente, em termos técnicos, e no que diz respeito a ganhos de escala. A análise do processo de produção de metrôs tem sido realizada através de estudos econométricos baseados em práticas tecnológicas médias. Um método mais recente para estudar fronteiras de produção é a Análise Envoltória de Dados (DEA). Trata-se de um método não-paramétrico, mas suas aplicações a metrôs, que envolvem relações mais rígidas entre as variáveis tecnológicas, requerem uma análise prévia dos inputs e dos outputs. DEA é utilizada no artigo para analisar a eficiência e ganhos de escala de 21 metrôs. É também utilizada como instrumento auxiliar no benchmarking de metrôs não eficientes, com ênfase ao metrô de São Paulo

    Resumo em Inglês:

    Rapid-transit services are a relevant part of the transportation network in most cities of the world. An important aspect of transport policy is the supply of public urban transportation. In particular, it is of interest to determine whether rapid-transit operators are working in a technically and scale-efficient way. Production analysis of transit services has been characterized by the econometric study of average practice technologies. A more recent method to study such production frontiers is Data Envelopment Analysis (DEA). It is a non-parametric method, but its application to rapid-transit, where the relations among technological variables are more strict, requires a previous structural analysis of the intervening inputs and outputs. DEA is employed in this paper to investigate the efficiency and returns to scale of 21 rapid-transit properties of the world. DEA was also used for the benchmarking of non-efficient rapid-transit properties, with special emphasis to the São Paulo’s subway system
  • MODELO HIPERCUBO: ANÁLISE E RESULTADOS PARA O CASO DE SERVIDORES NÃO-HOMOGÊNEOS

    Chiyoshi, Fernando; Galvão, Roberto D.; Morabito, Reinaldo

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é analisar o uso e a solução do modelo hipercubo para o caso de servidores não homogêneos (servidores com diferentes tempos médios de serviço). Sistemas com servidores não homogêneos podem ser encontrados em diversas situações reais, como por exemplo nos Serviços de Atendimento Médico de Emergência (SAMU) de algumas cidades brasileiras. A importância de se considerar explicitamente a não homogeneidade dos servidores no modelo hipercubo é mostrada inicialmente através de um exemplo ilustrativo. É em seguida demonstrado que a solução para o caso não homogêneo pode ser obtida vantajosamente pelo método de Gauss-Siedel. Este método foi testado para uma rede de 55 vértices disponível na literatura, em modelos com 10 a 17 servidores, variando-se a taxa de ocupação do sistema de 0,1 a 0,9. Finalmente, propõe-se um modelo de regressão para estimar o tempo de processamento necessário para resolver um dado problema

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present paper is to analyze the use and solution of the hypercube model for the case of non-homogeneous servers (servers with different mean service times). Systems with non-homogeneous servers can be found in several real world applications, such as for example in the provision of Emergency Medical Services (EMS) in some Brazilian cities. The importance of explicitly considering non-homogeneous servers in the hypercube model is initially demonstrated through an illustrative example. It is then shown that the solution for the non-homogeneous case can be advantageously obtained by the method of Gauss-Siedel. This method was tested for a network of 55 nodes, in models with between 10 and 17 servers, with the total system workload varying between 0.1 and 0.9. Finally, a regression model is proposed to estimate the computing time required to solve a specific problem
  • PRACTICAL TIME SERIES Seção De Revisão De Livros

    Souza, Reinaldo Castro
  • SISTEMAS DE ROTEIRIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE VEÍCULOS Seção De Software

    Silva Melo, André Cristiano da; Ferreira Filho, Virgílio José Martins
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