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HOW TO ESTIMATE THE AMOUNT OF IMPORTANT CHARACTERISTICS MISSING IN A CONSUMERS SAMPLE BY USING BAYESIAN ESTIMATORS

Pesquisas de mercado são conduzidas freqüentemente com o propósito de obter informações sobre a opinião dos consumidores em relação a produtos já existentes no mercado, protótipos, ou determinados tipos de serviços prestados pela empresa. Em muitas situações deseja-se identificar as características que são consideradas importantes pelos consumidores no que se refere à tomada de decisão de compra do produto ou de opção pelo serviço prestado pela empresa. Como as pesquisas são feitas com amostras de consumidores do mercado potencial, algumas características consideradas importantes pela população podem não estar representadas nas amostras. O objetivo deste artigo é mostrar como a quantidade de características presentes na população e que não estão representadas nas amostras, pode ser facilmente estimada através de estimadores Bayesianos propostos por Mingoti & Meeden (1992) e Mingoti (1999). Como ilustração apresentamos um exemplo de uma pesquisa de mercado sobre um modelo de automóvel.

estimação de espécies; estimadores Bayesianos; máxima verossimilhança; pesquisas de mercado


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