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A multiagent simulator for supporting logistic decisions of unloading petroleum ships in habors

O objetivo deste artigo é apresentar e avaliar o desempenho de um modelo de simulação baseado em sistemas multiagentes para auxiliar a tomada de decisão na alocação de petróleo em complexos portuários. Os diversos elementos do problema são modelados como agentes e negociam por meio de leilões a alocação dos inventários de óleo. Os resultados obtidos são comparados com resultados gerados por modelos de otimização matemática, estes baseados em programação linear inteira mista. Esses modelos são capazes de encontrar soluções ótimas ou próximas da ótima dependendo do tamanho da instância testada. Em problemas com muitos navios e tanques, o modelo baseado em sistema multiagente encontrou soluções em segundos, enquanto os modelos baseados em otimização matemática apresentaram problemas de tempo computacional e falta de memória, não encontrando a solução ótima. Os diversos exemplos aqui apresentados evidenciam a necessidade do modelo de simulação baseado em multiagentes no auxílio a tomada de decisões logísticas de portos

cadeia de suprimento de petróleo; alocação de inventário; sistema multiagente; PLIM


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