Acessibilidade / Reportar erro

Uma Experiência Estética e didática sobre ciência e tecnologia por meio da literatura

An Aesthetic and Didactic Experience on Science and Technology based on Literature

Resumo

Introdução:

Discutimos o Potencial Estético-Formativo da Literatura para uma Crítica Estética da tecnologia em seus diversos âmbitos entre estudante dos cursos superiores em Tecnologia em Saúde da UNIFESP.

Objetivos:

Verificar o potencial estético da literatura para pensar a tecnologia.

Metodologia:

Leitura de clássicos da literatura universal por meio da Metodologia do Laboratório de Humanidades e Tecnologia, atividade complementar oferecida aos estudantes dos cursos de tecnologia em saúde da UNIFESP. Para coleta dos dados usamos da Observação Participante e História Oral de Vida. Análise fundamentada na Fenomenologia Hermenêutica.

Resultados:

Com base em uma compreensão Estética da formação da Racionalidade humana, nossa atividade parece ser capaz de promover a análise crítica da tecnologia sob diversos âmbitos, tanto conceituais quanto para uma prática social e produtiva.

Conclusão:

Sugerimos a metodologia do LabHumTec como meio de possibilitar uma formação estética e humanística para produção e inovação tecnológica.

Palavras-chave:
Filosofia Estética; Filosofia da Tecnologia; Humanidades; Educação cientifica; Literatura

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br