Acessibilidade / Reportar erro

Envelhecimento da população brasileira: reflexões e aspectos a considerar quando da definição de desenhos de pesquisas para estudos populacionais

Brazilian population's aging: reflections and aspects to be considerei in the definition of research outlines for populational studies.

Le vieillissement de la population brésilienne: réflexions et suggestions pour une definition d'un programme de recherche démographique.

Este artigo aborda questões demográficas do envelhecimento, discute o processo de transição demográfica, as particularidades do Brasil em termos de suas diferenças regionais e mostra a importância de pesquisas que considerem estas diferenças tendo em vista sua importância não só a nível do país mas também no interior das grandes metrópoles brasileiras. Os autores defendem que os estudos epidemiológicos que tem a preocupação de fornecer informações para o planejamento mais criterioso para a organização de serviços devem se preocupar com esses fatos. Neste artigo apresentam os resultados de uma pesquisa recentemente realizada no Rio de Janeiro que ao invés de trabalhar com a cidade como um todo selecionou, através de indicadores sociais, econômicos e demográficos áreas homogêneas e representativos de três estratos da população. A partir daí pode-se identificar problemas específicos e demandas distintas. Recorte também foi feito por faixa etária e sexo mostrando que a distribuição de doenças e problemas dos idosos se dão de forma diferente. Ênfase foi dado à mulher idosa e as atividades diárias do idoso.


PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br