Acessibilidade / Reportar erro

Condições de segurança alimentar em uma comunidade indígena da Colômbia

Resumo

A segurança alimentar é alcançada quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos, para satisfazer suas necessidades e preferências alimentares, a fim de levar uma vida ativa e saudável.

Objetivo:

Explorar as condições de segurança alimentar dos membros da comunidade da Reserva Indígena La Gabriela.

Método:

Estudo qualitativo, de abrangência exploratória, que aplicou as técnicas de foto-voz e grupos de discussão. Realizou-se análise de conteúdo.

Resultados:

As condições de segurança alimentar da comunidade indígena La Gabriela estão associadas ao território e às práticas alimentares modificadas por influência externa, o que afeta sua autonomia, gerando dependência de cadeias comerciais estimuladas pelo mercado livre. É necessário formular políticas que fortaleçam crenças, costumes e tradições ancestrais, o que requer maior atenção por parte das entidades e governos estaduais.

Palavras-chave:
segurança alimentar; condições; alimentação; comunidade indígena; produção de alimentos

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br