Acessibilidade / Reportar erro

O que o crack tem a ver com a rua? Uma revisão narrativa com implicações políticas (2011-2017)

What does crack have to do with the street? A narrative review with political implications (2011-2017)

Resumo

Objeto:

Produção científica sobre o crack e a rua publicada em periódicos brasileiros indexados no SciELO e portal CAPES.

Objetivo:

Revisar tal produção, trabalhando os resultados a fim de investigar a recente associação entre pessoas que fazem uso de crack e que se encontram em situação de rua.

Metodologia:

Busca na base online de artigos do SciELO e portal CAPES, utilizando-se 3 out. 2017 como corte temporal, “crack AND rua”, “crack AND moradores de rua” e “crack AND população em situação de rua” como “termo pesquisado” a partir de 2011 a outubro de 2017. Identificaram-se 63 referências, cujos resumos foram analisados, chegando-se aos 20 artigos que, efetivamente, dizem respeito à questão da associação entre crack e rua. Análise: critérios institucionais (título, periódico e data de publicação). Categorias: “crack e população em situação de rua”; “crack e o espaço da rua” e “indexadores históricos das ruas”.

Resultados:

Dentre os 20 artigos consultados, 18 vinculam diretamente o consumo de crack à população em situação de rua e/ou ao espaço da rua. A associação entre crack e rua é notável não só na produção científica nacional sobre o consumo da "droga", mas também na produção normativa e governamental.

Palavras-chave:
crack; rua; políticas públicas

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br