Acessibilidade / Reportar erro
Pandaemonium Germanicum, Volume: 27, Número: 52, Publicado: 2024
  • A presença do alemão na paisagem linguística de uma cidade do interior de SP: discussão, aplicação e possibilidades pedagógicas Artigo

    Dini, Nádia Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo: A Paisagem Linguística, área de pesquisa relativamente recente, trata da forma escrita das línguas visível no espaço público. A metodologia de coleta de dados engloba fotografar e documentar os diferentes tipos de suporte, de línguas e suas funções no espaço urbano. As pesquisas em Paisagem Linguística geralmente consideram a presença simultânea de várias línguas ou variedades e sua relação umas com as outras, porém, dentro da abordagem denominada Spot German , não necessariamente utilizada com fins acadêmicos, a coleta de dados pode ser realizada com um objetivo específico, sem documentação de todos os sinais visíveis. Assim, neste artigo, discorro sobre as características, definições e diferenças entre as abordagens e apresento brevemente as possíveis fontes de coleta de dados com base em pesquisas realizadas em diversos países. Além disso, trago como exemplo de aplicação a língua alemã em sua relação com o espaço próximo a um colégio alemão e sua possível influência na paisagem linguística da cidade na qual se encontra. Por fim, apresento possibilidades pedagógicas para explorar a paisagem linguística no ensino de línguas, que oferece oportunidade de investigar a relação da cidade e das pessoas com as línguas do entorno, da mesma forma que apresenta inúmeras entradas para exploração didática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Linguistic Landscape, a relatively recent area of research, deals with the visible written form of languages in public space. The methodology of data collection involves photographing and documenting the distinct types of support, languages and their functions in urban space. Linguistic Landscape research usually considers the simultaneous presence of several languages or varieties and their relation to each other. However, within the so-called Spot German approach, not necessarily used for academic purposes, data collection can be carried out for a specific purpose, without documenting all visible signs. In this article, I discuss the characteristics, definitions, and differences between the approaches and briefly present the possible sources of data collection based on research conducted in different countries. In addition, I present as an example of application the case of the German language in its relation to the space near a German school and its influence on the linguistic landscape of the city in which it is located. Finally, I present pedagogical possibilities for exploring the linguistic landscape in language teaching, as it offers the opportunity to investigate the relationship of the city and people with the languages in their surroundings, as well as presenting numerous entries for didactic exploration.
  • Plurilingual und plurikulturell, noch eurozentrisch? Ein Entwicklungsvergleich des Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmens und seines Begleitbandes Artigo

    Fischer, Jenny

    Resumo em Português:

    Resumo: A publicação do Companion Volume (CV, 2018 ) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR, 2001 ) responde às críticas ao QECR original e oferece inovações. Neste artigo, o QECR é primeiramente apresentado em seu contexto histórico e linguístico. Em seguida, são discutidos os objetivos reais do documento, assim como são explicados os frequentes mal-entendidos e pontos de crítica. Sucessivo são examinadas as inovações do Companion Volume , ou seja, as competências pluriculturais e plurilíngues, bem como a mediação. Além disso, explora-se a questão de o CV ter se afastado de sua perspectiva eurocêntrica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The publication of the Companion Volume (CV, 2018 ) to the Common European Framework of Reference (CEFR, 2001 ) responds to criticism of the original CEFR and presents innovations. In this article, the CEFR is first placed in its historical and language policy context whereby its actual goals, common misunderstandings, and criticisms are explained. Specifically, the innovations in the Companion Volume with regard to pluricultural and plurilingual competencies, and mediation, are examined. Moreover, the question of whether the CV has moved away from its Eurocentric perspective is explored.

    Resumo em de:

    Zusammenfassung: Mit der Veröffentlichung des Begleitbandes ( GeRB , 2020 ) zum Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen ( GeR , 2001 ) wird auf Kritik am ursprünglichen GeR reagiert und Neuerungen dargeboten. In diesem Artikel wird der GeR zunächst in seinen historischen und sprachpolitischen Kontext eingeordnet und seine eigentlichen Ziele, häufige Missverständnisse und Kritikpunkte erläutert. Anschließend werden die Neuerungen des Begleitbandes ( GeRB ), namentlich zu plurikulturellen und plurilingualen Kompetenzen sowie zur Mediation untersucht. Außerdem wird der Fragestellung nachgegangen, ob der GeRB von seinem eurozentrisischen Blickwinkel abgekommen ist.
  • Análise contrastiva entre português e alemão: o estudo da animacidade em artigos acadêmicos Artigo

    Andrade, Marcela Morais; Oliveira, Francieli Silvéria

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender e comparar a animacidade construída gramaticalmente em orações no português brasileiro e no alemão tendo como base a Linguística Sistêmico-Funcional ( Halliday; Matthiessen 2014 ). Halliday, McIntosh e Strevens ( 1964 ) e Krzeszowski ( 1990 ) afirmam que todas as línguas podem ser contrastadas, à medida que possuam categorias teóricas e descritivas que possam estabelecer a equivalência entre elas. Para isso, um corpus comparável de artigos acadêmicos em português e alemão foi compilado ( Tognini-Bonelli 2010 ) e, posteriormente, a análise linguística da animacidade, mais especificamente, dos objetos semióticos, foi realizada em cada língua e contrastada. Os resultados mostram que o português e o alemão, à primeira vista, funcionam de forma semelhante; no entanto, a análise mais aprofundada revela que o alemão recorre a construções menos ativas para os objetos semióticos, ao passo que o português utiliza opções mais ativas em orações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article proposes a contrastive study between Portuguese and German based on Systemic-Functional Linguistics ( Halliday; Matthiessen 2014 ). It aims to investigate how grammar construes animacy meanings in clauses of these two languages. Halliday, McIntosh, and Strevens ( 1964 ) and Krzeszowski ( 1990 ) point out that all languages can be compared since they have theoretical and descriptive categories that can establish equivalence between them. A comparable corpus was compiled using academic articles in Portuguese and German ( Tognini-Bonelli 2010 ). After this, the linguistic analysis of semiotic objects was performed in each language to enable the contrastive investigation. The results indicate that Portuguese and German have similar behavior at first sight, nonetheless the in-depth analysis uncovers that Portuguese uses semiotic objects in more active clauses than German.
  • Die Beherrschung der Syntax deutscher Nebensätze: Besteht eine Korrelation mit Lernstrategien? Artigo

    Hausen, Felipe von

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this quantitative study is to determine the correlation between German learners' L2 learning strategies and their mastery of German verb subordinate clause syntax. To measure learning strategies, version 7 of the Oxford SILL (Oxford, 2003) was used. Catasso's (2004) forced-choice tests were used to assess knowledge of subordinate clause syntax. The subjects in this study were 55 students from a German school in Chile. The analysis carried out with R shows that the most frequently used learning strategy was the compensatory strategies. The data showed that there is no statistically significant positive correlation between frequent learning strategy use and better mastery of verb position. However, there is a statistically significant negative correlation between the use of metacognitive strategies and the mastery of subordinate clause syntax in male learners. Personal variables in language learning could have positive effects. In the future, it would be useful to extend this type of correlational study to other aspects of German language acquisition such as declension.

    Resumo em de:

    Zusammenfassung: Ziel dieser quantitativen Studie ist es, die Korrelation zwischen den L2-Lernstrategien von Deutschlernenden und der Beherrschung der Nebensatzsyntax bei deutschen Verben festzustellen. Zur Messung der Lernstrategien wurde die Version 7 des Oxford SILL (Oxford, 2003) verwendet. Die Forced-Choice-Tests von Catasso (2004) wurden verwendet, um die Kenntnisse der Nebensatzsyntax zu beurteilen. Die Probanden an dieser Studie waren 55 Schüler einer deutschen Schule Chiles. Die mit R durchgeführte Analyse zeigt, dass die am häufigsten verwendete Lernstrategie die Kompensationsstrategien waren. Die Daten zeigten, dass keine statistisch signifikante positive Korrelation zwischen häufiger Lernstrategieanwendung und besserer Beherrschung der Verbstellung besteht. Es besteht jedoch eine statistisch signifikante negative Korrelation zwischen dem Einsatz metakognitiver Strategien und der Beherrschung der Nebensatzsyntax bei männlichen Lernenden. Die persönlichen Variablen beim Sprachenlernen könnten positive Auswirkungen haben. In Zukunft wäre es sinnvoll, diese Art von Korrelationsstudien auf andere Aspekte des deutschen Spracherwerbs wie die Deklination auszuweiten.
  • Filoctetes , de Sófocles a Heiner Müller Artigo

    Lasch, Markus

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo aborda os dramas acerca do herói grego, herdeiro das armas de Héracles, concebidos por Sófocles e Heiner Müller. No que concerne à tragédia grega, a relação com o ritual sacrificial pelos estudos de Walter Burkert dá o ensejo a uma leitura alternativa da fala final, ex machina , de Héracles e, com isso, de término e sentido do drama. No caso de Müller, discute-se, para além de diferenças e continuidades em relação ao modelo grego, a atualidade da peça em tempos de encruzilhada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article focuses on two plays about the Greek hero, heir to the weapons of Heracles, written by Sophocles and Heiner Müller. With regard to the tragedy of Sophocles, the relationship with sacrificial ritual based on the studies of Walter Burkert gives rise to an alternative reading of the final speech, ex machina , of Heracles and the ending and meaning of the drama. In the case of Müller, the article discusses, in addition to differences and continuities in relation to the Greek model, the actuality of the play in times of crossroads.
Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, 05508-900 São Paulo/SP/ Brasil, Tel.: (55 11)3091-5028 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pandaemonium@usp.br