Acessibilidade / Reportar erro

SUPORTE FAMILIAR COMO POSSÍVEL PREDITOR DAS ESTRATÉGIAS E DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER

Soporte familiar como posible predictor de las estrategias y de la motivación para aprender

RESUMO

O aluno com bom suporte familiar se sente mais vinculado à família e aos estudos, aumentando a probabilidade de apresentar maior motivação para aprender e tendência a ser mais estratégico no momento do aprendizado. Objetivou-se investigar a correlação entre o suporte familiar, as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender e verificar se o suporte familiar prevê o uso dessas variáveis psicoeducacionais. Participaram 352 alunos matriculados no Ensino fundamental II de uma escola pública. Utilizou-se o Inventário de Percepção de Suporte Familiar - IPSF, Questionário Continuum Infantil e a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental - EAVAP-EF. Adotou-se o método de pesquisa descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Os resultados indicaram que os alunos que recebem suporte familiar tendem a fazer mais uso de estratégias de aprendizagem e apresentam mais motivação para aprender.

Palavras-chave:
família; motivação; aprendizagem

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br