Acessibilidade / Reportar erro

Capacidade docente para a construção de alicerces cognitivos na educação fundamental

RESUMO

O Modelo por Competências no México não foi satisfatório, também o Estado conseguiu documentar nem valorizar a função do docente que, a posterior, lhe permita definir os mecanismos necessários de capacitação para que o aprendiz desenvolva um processo de ensino-aprendizagem de maneira fundamentada e efetiva segundo este novo modelo. O objetivo de nossa pesquisa foi identificar mediante a observação moderada e uma entrevista semiestruturada com seis professores e 180 aprendizes de 1°, 2° e 3° ano de una escola fundamental pública o uso e implementação de alicerces cognitivos. Como resultado, os docentes mostraram ter conhecimentos básicos sobre as estratégias de apoio que favoreçam a aprendizagem (alicerces). Não obstante, discutimos sobre o desconhecimento deles ao momento de transmiti-lo a seus aprendizes e o grau de afetação que este provoca no processo de significação deles.

Palavras-chave:
professor; ensino fundamental; cognição

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br