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RESSIGNIFICANDO A QUEIXA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PARQUE PARA A DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Resignificando la queja escolar: contribuciones del PARQUÉ a la no medicalización de la Educación

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar um programa de atenção e ressignificação da queixa escolar e suas contribuições para o enfrentamento da patologização e medicalização dos fenômenos escolares. O referencial teórico norteador de toda a pesquisa foi fundamentado na perspectiva histórico-cultural da Psicologia e na Psicologia Escolar Crítica. As informações foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas individuais, realizadas com quatro professoras do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica da rede federal de ensino, e analisadas por meio de análise de conteúdo temática de cunho qualitativo. Os resultados apontaram que o Programa estudado contribuiu para as participantes ampliarem a compreensão da queixa escolar, passando a reconhecer a atividade docente e as relações institucionais como constituintes dela. Os espaços coletivos de escuta e troca dialógica acerca dos desafios presentes no processo de escolarização oportunizados pelo Programa foram fundamentais para o enfrentamento da patologização e medicalização dos fenômenos escolares.

Palavras-Chave:
queixa escolar; medicalização da educação; psicologia escolar

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