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Trabalho colaborativo docente: novas perspectivas para o desenvolvimento docente

Resumo

A educação chilena atravessa um processo de mudanças estruturais impulsionados por novas reformas educacionais. A apropriada implementação da mudança educacional necessariamente ocorre por intermédio dos principais atores encarregados da implementação das reformas: os docentes. As pesquisas sobre o tema coincidem em que a implementação de reformas introduz elementos de tensão entre o professorado, situação que se soma aos desafios que enfrentam os estabelecimentos educacionais situados em comunidades educativas com altos índices de vulnerabilidade socioeconômica. Esta pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso, explora o discurso dos docentes em exercício a respeito de sua experiência de trabalho colaborativo com seus pares contemplando os fatores facilitadores e obstaculizadores deste. A informação obtida permite interpretar que a colaboração entre pares e sua implicação ao longo do desenvolvimento profissional dos docentes vincula-se às distintas etapas vitais e de inserção laboral.

Palavras-chave:
Trabalho Docente; política de desenvolvimento; estudo qualitativo

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